Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Curso de Introdução à Justiça Restaurativa acontece neste final de semana em Nazaré da Mata

A Escola de Inovação e Políticas Públicas, em parceria com a Gerência Regional de Educação da Mata Norte, realizará, neste sábado (04), das 8h às 16h30, em Nazaré da Mata, a quinta edição do Curso de Introdução à Justiça Restaurativa. Com o objetivo de fomentar a atualização no setor educacional do estado, a Escola convidou o professor e coordenador do curso de Direito Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, Marcelo Pelizzoli, para ministrar a palestra.

A programação engloba uma dinâmica introdutória de combate à violência no ambiente educativo através de novos conhecimentos apontados para a prática do diálogo e da responsabilização na resolução de conflitos. A Coordenadora de Estudos de Inovação da EIPP, Maria Ferreira, comentou sobre o que o público pode esperar do curso. “Vamos dar uma visão do que é justiça restaurativa e de como nós propomos trabalhar as questões de violência na escola por uma outra maneira, onde saímos do processo de culpabilização para o de responsabilização e que, de fato, existem outras maneiras de se trabalhar com o problema”. 

Almejando atualizar professores, gestores, representantes administrativos de escolas públicas e particulares da educação básica, agentes da patrulha escolar e conselheiros tutelares, o curso engloba a etapa inicial de um projeto. “A princípio buscamos introduzir essa nova metodologia. A sua continuação é o curso de formação de facilitadores, que, de fato, ensina a técnica para trabalhar nessa problemática”, disse Maria.

O curso tem como objetivo enfatizar o papel social da Justiça Restaurativa na promoção da cultura de paz, a partir de uma compreensão sistêmica dos conflitos e da justiça como valor e inteligência coletiva. A coordenadora revelou qual o impacto social que a Escola espera causar. “A medida que nós começarmos a trabalhar os círculos de construção de paz, esse conflitos vão ser resolvidos dentro do ambiente escolar”. Segunda ela, haverá uma diminuição da judicialização nos casos. “Vamos conseguir que o aluno seja mantido dentro do ambiente escolar e que o seu processo de aprendizado seja contínuo”.

Serviço:
Rua Coelho Neto, S/N | Centro, Nazaré da Mata
Dia 04 de agosto | 8h - 16h

Navegando em: :: Outras Notícias Curso de Introdução à Justiça Restaurativa acontece neste final de semana em Nazaré da Mata