Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Atlas das Caatingas será lançado na Universidade Estadual da Paraíba

Após lançamento na UNIVASF, na última terça-feira (31), durante o II Simpósio do Bioma Caatinga, em Juazeiro, o “Atlas das Caantigas” será apresentado na tarde desta sexta-feira (3), no II Encontro Internacional de Ecologia e Conservação, na Universidade Estadual da Paraíba - Campus Campina Grande.

A edição e coordenação do exemplar é do pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Neison Freire e entre os autores estão Alexandrina Sobreira (Fundaj), Débora Moura (UFCG), Janaína Barbosa (UFCG), José Iranildo de Melo (UEPB) e Admilson Pacheco (UFPE), além do auxílio de bolsistas de iniciação científica e estagiários de várias áreas do conhecimento.

O objetivo do encontro é discutir questões relacionadas à ecologia enquanto ciência e promover interação entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores de várias partes do Brasil, da América e do mundo.

O professor do mestrado em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, José Iranildo, responsável pela taxonomia das espécies pesquisadas nas unidades de conservação da Caantiga, acredita que o trabalho será amplamente citado por profissionais de diferentes áreas, mas principalmente pela área da geografia e ciências florestais, englobando vários cursos de engenharia e de ciências biológicas. “Vamos aproveitar a oportunidade e, durante os dias de atividades no encontro internacional, faremos o lançamento do Atlas e abordaremos temas correlatos. Estaremos também com professores da área de zoologia e botânica. Muito importante discutir e abordar o “Atlas das Caantigas, o único bioma exclusivamente brasileiro”, apontou.

O Atlas das Caatingas faz parte das comemorações pela entrada dos 70 anos de existência da Fundação Joaquim Nabuco. A obra não será comercializada e as instituições públicas e privadas que desejam um exemplar, devem entrar em contato com a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj. Para o público geral, uma versão digital do Atlas estará disponível, em breve, para download gratuito.

Navegando em: :: Outras Notícias Atlas das Caatingas será lançado na Universidade Estadual da Paraíba