Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Cehibra representa Fundaj no Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais



Um panorama dos acervos audiovisuais de todo o país. A explanação foi realizada pela coordenadora da Coordenação Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Fundação Joaquim Nabuco, Betty Malta, durante sua participação da mesa-redonda Fronteiras Políticas e Regionais: Arquivos Fora-Eixo. A mesa fez parte da programação do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, na 13º CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais.

"Fomentar o debate sobre preservação é um desafio, trata-se de uma área complexa. Neste encontro que acontece há dez anos, com a presença de diversas instituições públicas e privadas, além de colecionadores, é aberto esse espaço", destacou a coordenadora do Cehibra e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Em 2017, ressaltou, a Fundação em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, a Fundarpe e a ABPA realizou o I Seminário de Preservação Audiovisual do Nordeste. Na mesa Fronteiras Políticas e Regionais estavam também representantes de Santa Catarina, do Paraná e do Distrito Federal. O debate foi sobre o tratamento dos arquivos e coleções de acervos audiovisuais existentes em cidades e regiões fora dos principais centros produtores.

Em sua explanação, Betty Malta traçou um panorama de instituições dos estados do Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, ainda pouco conhecidas, descrevendo seus acervos, desafios e estratégias de preservação e difusão. De Pernambuco, relatou os projetos mais recentes da Cinemateca Pernambucana e o de Preservação do Acervo da TV Universitária.

Após as apresentações, foi aberto o debate ao público que participou ativamente, buscando informações sobre os acervos destacados pela representante da Fundaj. Betty Malta foi convidada pelo presidente da ABPA, Carlos Roberto de Souza, para coordenar um mapeamento nacional das instituições, arquivos públicos e privados, acervos audiovisuais em geral. Representantes de instituições, como a Cinemateca Brasileira e o Arquivo Nacional, se disponibilizaram a colaborar.

Navegando em: :: Outras Notícias Cehibra representa Fundaj no Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais