Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundaj realiza IV Seminário dos Programas Institucionais no dia 20 de junho

Confira ao vivo: www.youtube.com/watch?v=VTO5z-poUQc

Consolidar parcerias com atores sociais diversos, realizar exposições temporais que lidem com os aspectos da memória e histórias das comunidades específicas, além de realizar atividades de formação em museologia social para os sujeitos interessados em atuar com memórias em suas comunidades são algumas propostas que serão expostas no IV Seminário dos Programas Institucionais promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. A temática “O cenário dos museus comunitários no Brasil” é voltada para um dos projetos do PI4 Territórios de Educação e Cultura realizado na Fundaj. O encontro ocorre no dia 20 de junho.

De acordo com Sílvia Barreto, coordenadora do projeto e do encontro, que também atua como pesquisadora da Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias do Museu Homem do Nordeste, já existe um curso de formação sendo analisado pela Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor), mas a instituição também realiza formações mais curtas. “O melhor exemplo que posso citar é o seminário que estamos promovendo. O objetivo do workshop é atualizar estudantes, professores e profissionais de museus acerca do debate teórico contemporâneo em torno do uso dos termos Nova Museologia, Museologia Social, Ecomuseu e Museu Comunitário, nas práticas museais e literatura da área”, comentou.

O encontro conta com a participação de Suzy da Silva Santos, mestra em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP), que apresentará os resultados da pesquisa desenvolvida no mestrado “Ecomuseus e museus comunitários no Brasil: estudo exploratório de possibilidades museológicas”, em que realizou mapeamento abrangente de 196 experiências museais comunitárias.

Givanildo Ferreira, doutorando em Antropologia pela UFPE, fará uma reflexão sobre a relação de poder entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento autodidata no procedimento de coleta de artefatos arqueológicos e sua gestão no processo de musealização. Já Henrique de Vasconcelos Cruz, mestre em museologia e patrimônio, analista em ciência e tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco e museólogo no Museu Homem do Nordeste, apresentará um painel sobre os museus comunitários na Região Nordeste.


SERVIÇO
Seminário Panorama dos Museus Comunitários no Brasil
Data: 20 de junho
Local: Sala Calouste Gulbenkian. Fundação Joaquim Nabuco
Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187. Casa Forte, Recife, PE.
Informações: 3073 6227
Inscrições: no local, a partir de uma hora antes do início do evento. Serão emitidas declarações de participação

 

Navegando em: :: Outras Notícias Fundaj realiza IV Seminário dos Programas Institucionais no dia 20 de junho