Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

José Luiz Mota Menezes aponta "Um norte para o Recife" no Seminário de Tropicologia

21.05.2018

O caos urbano recifense será um dos temas abordados pelo professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco, historiador, arquiteto e urbanista, José Luiz Mota Menezes no 409º Seminário de Tropicologia realizado na Fundação Joaquim Nabuco.

Abordando problema e possíveis soluções para a capital pernambucana, um dos maiores nomes da arquitetura de Pernambuco apontará "Um norte para o Recife", no dia 05 de junho, a partir das 10h. "O encontro é focado na formação do Recife e as razões do atual caos urbano e a paisagem descaracterizada da cidade, inclusive o antigo bairro de São José. Para o qual apresentarei proposta, que antes mostrei ao prefeito e acredito venha a se concretizar", apontou o professor, dedicado à restauração do patrimônio histórico há mais de 50 anos.

Ele explica que o seminário focará em dois eixos: o tempo e o contratempo. "O tempo é a cidade, o que aconteceu com o Recife ao longo das décadas, já o contratempo aborda a legislação que determina a paisagem urbana", explica, destacando que abordará algumas intervenções urbanas negativas realizadas no Recife e que transformaram a cidade ainda mais em um local "feito para o automóvel".

José Luiz Mota Menezes é figura habitual do Seminário de Tropicologia, frequentador desde a criação do evento por Gilberto Freyre, a quem chama de doutor Gilberto. "Algumas vezes participei como debatedor e seminarista. Hoje retomamos o espírito que deu origem ao seminário com assuntos de interesse regional e vinculado aos trópicos", destacou.

O evento é gratuito e aberto ao público. Teremos transmissão ao vivo a partir das 9h30 do dia 05 de junho.
Acesse através deste link


SERVIÇO
409º Seminário de Tropicologia - Um norte para o Recife, com José Luiz Mota Menezes
Data: 05 de junho
Hora: 10h
Local: Sala Gilberto Freyre, Fundaj Casa Forte

Navegando em: :: Outras Notícias José Luiz Mota Menezes aponta "Um norte para o Recife" no Seminário de Tropicologia