Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundaj prepara atividades especiais para a Semana Nacional de Museus

O que é se conectar? Quem fala, e quem te escuta enquanto você está falando? A 16ª Semana Nacional de Museus traz essas inquietações dentro do tema Museus Hiperconectados: novas abordagens e novos públicos. O evento acontece no país inteiro de 14 a 20 de maio e a Fundação Joaquim Nabuco é uma das instituições envolvidas, trazendo ações e atividades no Museu do Homem do Nordeste e no Engenho Massangana.

A proposta dessa edição é estimular o público a estabelecer conexões através das informações e possibilidades que um museu pode oferecer. Ao todo, a Fundaj, vai oferecer 10 atividades para o público externo e interno. Entre elas, uma mesa de diálogo representando as conexões afetivas que o espaço desenvolve; uma conversa sobre comunidades ribeirinhas com Socorro Andrade, do museu paraense Emílio Goeldi; e a presença do representante do Porto Digital, que vai tratar da produção de tecnologia de ponta protagonizada por Recife em um cenário mundial.

“Isso tudo é uma tentativa da gente entender que, mais importante do que estar atento às questões tecnológicas, é não se deixar esquecer dos afetos. Que territórios afetivos podemos percorrer em uma mediação de museus?”, questiona a Coordenadora de Ações Educativas do MUHNE, Edna Maria da Silva. Ela cita como exemplo a atividade preparada para os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), que passarão por uma experiência sensorial para estimular recordações por meio de meditação e de propriedades de chás. 

Reforçando a ideia de conexão, o MUHNE preparou também uma atividade no centro de Casa Amarela. “Vamos levar um pouco do museu para o Mercado de Casa Amarela. Vamos distribuir folders, livros e convites para as pessoas que estão apenas a 1,5km de distância daqui, convidando para conhecer o Museu do Homem do Nordeste”, explica Edna. Uma outra oportunidade de conhecer mais sobre a Fundaj é oferecida pela “Conexão Engenho”, atividade que leva para conhecer o Engenho Massangana nos dias 14 e 19. A instituição vai disponibilizar transporte para que as pessoas visitem o engenho, no Cabo de Santo Agostinho, e participem de atividades como o sarau poético, encenações teatrais e apresentação sobre as relações na era da tecnologia.

As atividades não necessitam de inscrição, exceto a Conexão Engenho, que pode ser feita por meio do telefone 3073-6385/6331 ou pelo e-mail educativo.muhne@fundaj.gov.br. 
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Confira abaixo a programação:

14 e 19/05/2018

08:30 às 15:00 - Conexão Engenho - Buscaremos conectar e reconectar os visitantes com o Engenho Massangana através de mediação temática e intervenções expográficas. Durante esta ação também ocorrerá a 5ª edição do sarau "Engenho Poético” e apresentação de teatro de bonecos "descontando para conectar". Esta ação foi pensada para ocorrer em dois dias, dando oportunidade àqueles que não tenham disponibilidade de ir em alguma das datas.

Publico Alvo: Servidores, terceirizados, estagiários, bolsistas, colaboradores em geral;- Público em geralServiço: Transporte Gratuito, com saída da Fundaj, av. 17 de agosto 2187, Casa Forte.

Inscrições Gratuitas: 3073-6331/6385 ou educativo.museudohomem@fundaj.gov.br 

Horário de saída: 08:30
Horário de retorno: 15:00

Vagas Limitadas

---------------------------------------------------------------------------

Dias 15 e 16/05/2018

14:00 às 17:00 - Diálogos Educativos: Conexões Possíveis em Espaços Culturais* - Composto por palestras, mesas redondas e apresentações. Estes diálogos buscarão trazer à tona o debate sobre hiperconexões, suas formas, abrangências e o papel do educativo nestes processos.

Local: Sala Calouste Gulbenkian / av. 17 de agosto 2187 - Fundaj.Inscrições Gratuitas no local. Vagas Limitadas 

Público alvo - Estudantes de cursos acadêmicos;- Pesquisadores dos temas abordados;- Monitores/educadores/gestores de outros espaços museais;- Publico em Geral com interesse nos temas abordados.

Confira a programação dos Diálogos:

Dia 15/05 

14:00 - Fala de Abertura com Silvana Araujo - Coordenadora Geral de Museus/Fundaj

14:15 - Mesa Redonda com Educativo do MUHNE e Engenho Massangana - Tema: Conexões nas Ações Educativas 

15:10 Intervalo

15:30 Palestra com Cristiano Borba/Fundaj, com o tema "Museus para uma Educação pela Cidade"

16:20
Debates & Diálogos

17:00 Encerramento

Dia 16/05

14:00 - Fala de Abertura com Edna Silva - Coordenadora de Ações Educativas/Fundaj14:15 Apresentação de Caso - Socorro Andrade/MPEG & Victor Carvalho/Fundaj - Projeto Museus Conectados (Projeto que conectou uma escola do interior da Amazônia com uma escola de Norwalk/EUA)

15:10 Intervalo 

15:30 Palestra com Simone Jubert/Porto Digital - Tema: Portomídia: experimentação, comunidade e empreendedorismo criativos.

16:20 - Debates & Diálogos

17:00 - Encerramento.

Local: Fundação Joaquim Nabuco. Sala Calouste Gulbenkian. Av. Dezessete de agosto, 2187. Inscrições Gratuitas no Local.Será dada declaração de comparecimento.
---------------------------------------------------------------------------

15 a 18/05/2018

09:00 às 15:00

Museu na Feira - O Educativo levará um pouco do Museu para o Mercado de Casa Amarela, com barraca, imagens, banners e distribuição de livros. Será um convite aos visitantes do mercado a conhecerem o Museu do Homem do Nordeste.

Local: Mercado de Casa Amarela.

Esta ação será desenvolvida no Mercado de Casa Amarela. Será um forma de divulgação e convite aos transeuntes, visitantes e comerciantes da feira para conhecerem o Museu, ao Engenho Massangana e as atividades desenvolvida nestes espaços, conectando a Fundaj a este local, que carrega tradições e costumes típicos do nordeste, e que esta localizado a menos de 1,5km do Muhne. Para esta ação, o Educativo levará um pouco do Muhne para o mercado, utilizaremos uma barraca de feira e caixotes onde serão expostas peças, fotografias e imagens do acervo e do Muhne, além de banners, distribuição de livros e folders.

Ocorrerá de terça 15/05 à sexta 18/05, das 09 às 15 horas. Durante a ação serão tiradas fotografias instantâneas dos visitantes que interagirem com os monitores (as imagens serão doadas aos visitantes); 

Público alvo:- Transeuntes, visitantes e comerciantes da feira.

---------------------------------------------------------------------------

16/05/2018

19:00 às 21:00 - Uma Noite no Museu: Outras Conexões - Iremos receber os alunos do EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e demais visitantes com uma mediação sensorial utilizando cheiros, tato, paladar e música criando diferentes conexões e abordagens durante a visita. Propiciaremos um momento de reflexão e meditação.Local: Museu do Homem do Nordeste / av. 17 de agosto 2187 - Fundaj

Público alvo:- Escola Convidada / Turma EJAI;- Publico em Geral;

--------------------------------------------------------------------------- 
18/05/2018

Projeto 40 anos 40 peças - O Projeto 40 anos 40 peças, foi pensado como uma atividade para as comemorações dos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste - Muhne (1979-2019). O projeto tem com objetivo mostrar o acervo do Museu do Homem do Nordeste em 40 peças, através do Arquivo Institucional e promover a relação do diálogo entre o público e a instituição por meio de mídias virtuais.
Lançamento no site www.fundaj.gov.br e nas redes sociais. 
---------------------------------------------------------------------------
18/05/2018 

A partir das 11:00

Abertura da Exposição Mestres dos Saberes & Ferinha de Artesanato - A Exposição Mestres dos Saberes, composta por peças de mestres do artesanato de Pernambuco e peças confeccionadas pelos alunos que participaram das oficinas Mestres dos Saberes, chegará ao Muhne durante a Semana Nacional de Museus. Além da Exposição teremos ainda feirinha de artesanato com venda dos mais variados tipos de artesanato pernambucano.

Local: Museu do Homem do Nordeste / av. 17 de agosto 2187 - Fundaj. Entrada Gratuita.
---------------------------------------------------------------------------

20/05/2018

10:00 às 12:00 - Domingo dos Pequenos - Edição da Semana Nacional de Museus. Será realizado no dia 20/05, pela parte da manhã, com a apresentação de peça de teatro de Bonecos “Desconectando para conectar”, utilizando a arte e o lúdico como forma conexão com as crianças. Haverá exibição de filme infantil curta metragem e será realizada a oficina “Cinema na Caixa” para os pequenos. Em parceria com a CEPE (Companhia Editora de Pernambuco), teremos ainda contação de histórias, quiosque de livros e comidinhas.
Publicos alvo:- Publico em geral, famílias com crianças;

Convidados Especiais: Crianças do Orfanato Lar Paulo de Tarso; 
OBS: CADA CRIANÇA DEVE TRAZER UMA CAIXA DE SAPATOS VAZIA

Início às 10:00
Término às 12:00

Local: Museu do Homem do Nordeste / av. 17 de agosto 2187 - Fundaj. Entrada Gratuita.

---------------------------------------------------------------------------

Confira a Programação do Engenho Massangana:


14 e 19/05/2018

14:00 - Sarau Engenho Poético - Oportunidade de desenvolver um ambiente de conexão com a arte e com a natureza. Serão realizadas performances, leituras de textos, poesias, músicas, dentre outros elementos que busquem aproximar os visitantes à cultura local. Em sua 5º edição, o Sarau estará focando na reconexão com os modelos antigos de fazer a arte, sem perder, claro, a conexão com o mundo moderno.

14 a 19/05/2018 

09:00 às 16:00 - Exibição de Curta Metragem: Disque Quilombola - Crianças conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças. 

Duração do filme: 13 minutos. 

14 a 19/05/2018 

09:00 às 16:00 - Mediações Temáticas - Levando em consideração o pensamento de Joaquim Nabuco sobre a sociedade brasileira do século XIX, a mediação irá abordar, em sentido amplo, os termos conexão e hiperconectividade, buscando estabelecer paralelos com a atualidade, entendendo que a análise do atual mundo hiperconectado é também um exercício de regressão. 

14 a 19/05/2018

09:00 às 16:00 - Intervenções Expográficas - Com intuito de dinamizar as visitações, serão dispostos pela área de visitação do Engenho moldes e painéis simulando o layout de redes/mídias sociais, nos quais os visitantes serão estimulados a interagir com o espaço do museu por meio de fotografias, em seus próprios smartphones e câmeras, simulando a coexistência do passado com o presente. Os visitantes também serão convidados/direcionados a escrever hashtags que sejam associadas à experiência que tiveram na visita ao Engenho.

16 a 18/05/2018

09:00 às 16:00 - Oficina de Postais - Atividade voltada aos alunos das escolas que visitam o Engenho, esta ação tem o objetivo de criar cartões postais que retratem um pouco da experiência/vivência de cada aluno. Ao final das mediações, serão distribuídos pequenos cartões para que, através da pintura, desenho e/ou colagem, sejam criadas imagens para confeccionar estes postais.

Navegando em: :: Outras Notícias Fundaj prepara atividades especiais para a Semana Nacional de Museus