Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

EIPP abre inscrições para nova turma do curso de Justiça Restaurativa

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) está com inscrições abertas para a terceira turma do curso “Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz”. Com proposta pedagógica baseada na construção de conhecimentos, práticas e competências que busquem a cultura do diálogo e da responsabilização, o curso é voltado para professores, gestores e equipes administrativas de escolas públicas e privadas, além de agentes da Patrulha Escolar.

Como explica a Coordenadora-Geral de Cooperação e de Estudos de Inovação da EIPP, Maria Ferreira, doutora em História Social, o objetivo é capacitar os profissionais para lidarem com as manifestações violentas que ocorrem nas escolas, refletindo sobre a Justiça Restaurativa e suas possíveis aplicações. “O que nós vemos a cada edição do curso é que a demanda para esse tema é enorme. Professores, policiais e gestores que atuam diretamente nas situações de conflito e violência estão em busca de novos modelos para o enfrentamento desses problemas”, destacou.

Aluno da segunda turma do curso, o professor João Carlos ressaltou a importância da capacitação e a sua aplicabilidade no dia a dia escolar. “Eu hoje sou bem mais pacífico na sala, tenho um pavio mais longo e a paciência está maior do que antes do curso. A gente aprende que a comunicação não violenta, a escuta pacífica e o não-julgar são muito importantes. Além disso, vimos os círculos restaurativos que você pode aplicar não só para controlar conflitos, mas também para celebrar conquistas, celebrar desempenhos dos alunos”, refletiu.

Ao todo, estão sendo oferecidas 40 vagas para a nova turma. As inscrições vão de 17 de abril a 02 de maio e devem ser feitas mediante o preenchimento deste formulário. As aulas serão realizadas nos dias 19 e 26 de maio e 02 e 09 de junho, sempre aos sábados, na sede da EIPP no bairro do Derby.

Serviço
Curso Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz
Inscrições: 17 de abril a 02 de maio
Datas do curso: 19 e 26 de maio e 02 e 09 de junho
Local: EIPP/Fundaj (R. Henrique Dias, 609, Derby, Recife – PE)

Navegando em: :: Outras Notícias EIPP abre inscrições para nova turma do curso de Justiça Restaurativa