Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projeto Mestres dos Saberes é lançado na Fundaj

23.02.2018



Bastaram algumas horas imersas na oficina de barro para Rafael Yuri, 13 anos, se descobrir um artista. “Eu já consegui fazer dois passarinhos, um boneco e uma bandeja de barro”, disse empolgado com a novidade o estudante do oitavo ano da Escola Municipal Professor Nilo Pereira.

Acostumado a ensinar suas técnicas em barro há mais de 20 anos, mestre Zuza de Tracunhaém ainda se impressiona com a euforia das crianças ao concluírem as primeiras obras de arte. Vivência que se torna oportunidade para absorverem e reproduzirem, na prática, a diversidade cultural existente em Pernambuco. “Nossa cultura é muito rica em todos os aspectos, não só no barro. Para as crianças, esse contato é uma nova forma de aprender e se descobrir”, explica.

Já na oficina de fibra de bananeira, Maria Laura dos Passos, 12, também demonstrou satisfação com as novas descobertas, bem diferentes das vivenciadas em sala de aula. “Eu nunca tive uma experiência como essa, estou gostando muito de mexer com a palha. É inovador”, contou. Especialista no uso deste material, mestra Mazé de Vicência vê as oficinas como uma oportunidade de valorização e crescimento coletivo. Do mestre, da arte popular e da educação, que rompe com as fronteiras do tradicional modelo de ensino e renova as formas de pensar a sala de aula. “Eles aprendem comigo e eu aprendo com eles”, resume.

As oficinas, oferecidas aos estudantes de escolas públicas do Recife, além do público geral, fazem parte do projeto Mestres do Saberes, realizado em parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Ministério da Educação. Nele cerca de 400 alunos serão beneficiados, ao longo de três meses, com atividades gratuitas, focadas na imersão entre arte e cultura pernambucana.



Durante a cerimônia de lançamento do projeto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância em integrar cada vez mais a educação com os valores culturais de Pernambuco para avançar nos processos educacionais. “É preciso pensar a educação para além daquilo que é ministrar uma aula dentro da sala. E pensar em uma forma mais abrangente, porque isso resulta na sedimentação de valores muito significativos na cabeça de cada um dessas crianças”.

Ao lado de diversos mestres e mestras do artesanato, o ministro também se mostrou entusiasmado ao firmar a iniciativa tendo como base a Fundação Joaquim Nabuco. "Uma instituição que se abre para uma interação direta com jovens, crianças e adolescentes. Além de objetivos maiores, como pesquisa vinculada a educação e educação com cultura", apontou o ministro.

Para a coordenadora pedagógica do projeto, Joana D'Arc Ribeiro, ressalta a importância do Mestres dos Saberes na educação de crianças e adolescentes. "É importante que a escola esteja aberta para receber projetos como este de aproximação dos estudantes com a cultura popular e, sem dúvida, fazer parte de iniciativas como essa é algo que nos deixa muito contentes".

ATUALIZAÇÃO: Informamos que infelizmente todas as vagas foram esgotadas em tempo recorde, devido a grande procura pelas oficinas de artesanato oferecidas neste projeto


CRONOGRAMA DO PROJETO MESTRES DOS SABERES*

FEVEREIRO
27 e 28/02 e 01 e 02/03 – Abias (Madeira) – Manhã
27 e 28/02 e 01 e 02/03 – Lula Gonzaga (Cinema de Animação) – Tarde

MARÇO
06 a 09 – Cida Lima (Barro) – Manhã
06 a 09 – Neguinha (Barro) – Tarde

13 a 16 – Bacaro Borges (Xilogravura) – Manhã
13 a 16 – Marcos Siqueira (Madeira) - Tarde

20 a 23 – Roberto Vital (Madeira de Coqueiro) – Manhã
20 a 23 – Ademilson Rodrigues (Barro) – Tarde

ABRIL
03 a 06 – Mestre Nuca (Barro) - Manhã
03 a 06 - Luiz Benício (Madeira) – Tarde

10 a 13 – Cajazinho (Marchetaria) – Manhã
10 a 13 – Mestre Marcos – (Madeira) – Tarde

17 a 20 – Mestre Mazinho - (Madeira) – Manhã
17 a 20 – Mestre Lourenço - (Cana Brava) -Tarde

24 a 27 – Nena - (Barro) – Manhã
24 a 27 – Mestre Josa - (Madeira) Tarde

MAIO
08 a 11 – Mestre Nado – (Barro) – Manhã
08 a 11 – Mestre Lula – (Máscaras de Papangu)

Navegando em: :: Outras Notícias Projeto Mestres dos Saberes é lançado na Fundaj