Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Curso de Formação de Conselheiros da Fundaj prepara atuação para 2018

22.02.2018

O Curso de Formação de Conselheiros dos Conselhos de Educação é fruto do resultado de uma pesquisa sobre a avaliação dos Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Nordeste, onde 401 cidades foram visitadas e 2996 questionários realizados com os conselheiros e secretários municipais da educação. “A pesquisa realizada preocupou-se com diversos assuntos de várias dimensões, como por exemplo, como funciona a dinâmica dentro de uma gestão educacional, se os conselheiros realmente participam, qual o papel do conselheiro, o que entendem por participar, o que é controle social, de que forma a gestão oferece suporte e qual é o suporte necessário”, explicou Henrique Guimarães, pesquisador da Fundaj que também atua como coordenador do curso.  

Com a pesquisa, 70% dos conselheiros entrevistados disseram ter dificuldades em compreender o conselho e as suas documentações. Já 80% confirmaram não ter recebido qualquer capacitação. “Com esses números decidimos que precisávamos começar um curso de formação para conselheiros, como forma de devolução para a sociedade. O importante da pesquisa é isso, não é somente pesquisar, mas realizar algum produto para oferecer à sociedade”, destacou Ana Abranches, coordenadora do curso lotado no Programa Institucional Educação pela Cidade da Fundaj.

Adiante desse cenário, surgiu a oportunidade de inserir o curso nos Programas Institucionais da Fundaj. O projeto é mais uma atividade abrigada no PI3 Educação Pela Cidade. “Prezamos muito pela qualidade do curso e buscamos ter o controle das pessoas que participam dele. O objetivo do curso é formar replicadores dentro de suas redes, dessa forma os conhecimentos serão expandidos. Formamos turmas de 35 alunos em média para que o rendimento seja bom”, pontuou Guimarães.

Em 2017 foram oito cursos em 7 cidades, sendo em Recife, Goiana, Caruaru, Palmares, Paulista, Nazaré da Mata e Igarassu. Este ano, as aulas devem ter início em abril. “Nossa agenda vai até novembro, mas podemos ter alguns atrasos também. Quando isso acontece, nos organizamos e dois cursos paralelos são oferecidos”, comentou. O edital da edição 2018 do curso será lançado em meados de março.

Em 2018, o curso deve ser iniciado ainda no primeiro semestre e deve percorrer municípios que não foram contemplados na edição anterior.



Navegando em: :: Outras Notícias Curso de Formação de Conselheiros da Fundaj prepara atuação para 2018