Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Secretarias de Educação aprendem sobre avaliação de impacto em curso promoviddo pela EIPP da Fundaj

Como saber quais políticas funcionam para cada problema? Como ajudar os gestores públicos a tomarem as melhores decisões? Foi pensando nessas questões que a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco instituiu a sua área de avaliação de impacto, que busca fomentar uma cultura de evidências dentro do setor público.

Abrindo as atividades desse macroprojeto, a EIPP ofereceu a equipes técnicas das Secretarias de Educação do Recife, Paulista, Abreu e Lima, Caruaru e da Secretaria Estadual o curso ‘Avaliação de Impacto e Cultura de Evidência’, permitindo o estudo e a análise de técnicas que auxiliem o desenvolvimento de políticas educacionais eficientes.

Durante cinco encontros, os profissionais discutiram as metodologias de avaliação dos programas institucionais e debateram sobre estudos de casos apresentados durante as aulas. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (15), na sede da Fundaj, em Casa Forte.

Gestora governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria Estadual de Educação, Poliane Evas participou do curso e destacou o aprendizado adquirido na formação. “Estamos tendo uma oportunidade muito rica de aprender como de fato avaliar as políticas públicas, que muitas vezes implementamos, temos essa sede de saber se estão funcionando ou não, mas muitas vezes não temos as ferramentas necessárias pra fazer essa avaliação”, disse.

O professor Cláudio Ferraz, doutor em Economia pela Universidade da Califórnia e professor da PUC-Rio, integrou a equipe docente do curso. Ele explicou a importância de se avaliar políticas públicas: “Ao avaliar o impacto de um programa isso te permite experimentar. Além disso, a avaliação de impacto ajuda a tornar o gasto público mais eficiente. Porque você sabe, pra cada real que você tá colocando, o que você tá ganhando lá na ponta”, explicou.

Navegando em: :: Outras Notícias Secretarias de Educação aprendem sobre avaliação de impacto em curso promoviddo pela EIPP da Fundaj