Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Servidor da Fundaj é homenageado por trabalho artístico e cultural

O servidor da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Jamesson Tavares da Silva, será homenageado, com o Colar do Mérito Fernandes Vieira, para personalidades pró ativas com relevantes serviços prestados à comunidade, na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro, às 19h40, no Forte do Brum.  

A Medalha do Mérito Fernandes Vieira foi criada e é entregue a pessoas que de forma desprovida e responsável são também determinantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Neste ano serão agraciados André Madureira, Leonardo Dantas, Jamesson Tavares, Leandro Castro, Márcia Souto, Marco Cabral, Ivan Marinho, entre outros. 

A entrega será durante a 14a Coletiva de Artes Plásticas Campina do Taborda, evento gratuito e aberto à sociedade, promovido pela Divisão de Eventos Culturais do Instituto de Cultura Técnica (ICT) e pelo Museu Militar do Forte do Brum.  

O programa do evento é extenso, com abertura às 19h30 e encerramento às 20h30, com a abertura da Coletiva.

Jamesson Tavares é produtor cultural, professor de Geografia, além de servidor público federal, e diretor cultural do Clube Carnavalesco Misto Lenhadores.

Todo o evento faz parte da ação intitulada “Encantos da Muralha”, que foi idealizada visando abrir espaços para interações artísticos culturais no universo da sociedade do nosso estado, onde neste ano será aberta no dia que antecede ao feriado de N. Sra. Da Conceição, com  homenagens à personalidades consideradas pró ativas, Coletiva de Artes Plásticas,  e apresentações artísticas e musicais.  

O EVENTO

O evento que tem origem na ação do Concurso de Artes Plásticas Campina do Taborda em 2003, criado pelo produtor Cultural Adilson Rocha, a “Insurreição Pernambucana” é o ponto de partida para a exposição que a partir desta semana será aberta, calcada nas impressões de artistas plásticos participantes, busca abordar o tema naturalmente, seguindo informações as quais simbolizam um momento único de nossa história, em que se justifica a nacionalidade brasileira, quando se uniram negros, índios e brancos para a expulsão do invasor holandês, culminando com a entrega das chaves do Recife na Campina do Taborda (imediações do Forte das Cinco Pontas) em janeiro de 1654.  

Uma visão artística dos participantes é apresentada, por vezes separados, porém, unidos pela compreensão do conjunto por estarem ligados a um mesmo tema. É possível destacar que a ambiguidade acaba trazendo uma relação de parceria visual sem ter de agredir o olhar de quem aprecia o conteúdo da mostra. Muito pela liberdade de aceitação característica dos padrões atuais que mais reflete do que rejeita certas diferenças, e igualmente pela sutileza na disposição da mostra. A ideia, clara nos detalhes dos trabalhos, não é só de lembrar aquele momento, mas provocar uma reflexão apresentando novos artistas e obras.  

O evento ainda terá a participação especial da rainha do carnaval do Recife Bruna Renata, apresentações musicais da banda do CMNE (Comando Militar do Nordeste), da Banda Marcial Padre Francisco Carneiro,  e  uma homenagem especial à Orquestra Popular do Recife, criada há 42 anos pelo escritor Ariano Suassuna que imaginava a música sem a divisão preconceituosa de ser erudito e popular, evocando o tipo do músico artesão de alta capacidade e diversidade, que compunha, escrevia, arranjava e dirigia ou interpretava suas obras representando os sentimentos do povo.

O evento, além de apresentar na coletiva o encontro entre as raças, o surgimento de estilos originalmente brasileiros, apresenta também a diversidade de timbres e de ritmos, tornando a sua audição rica em imagens sonoras com base na vivacidade cultural da nossa cidade.

Serviço:

Data: Dia 7 de dezembro de 2017.

Hora: 19h30.

Local: Forte do Brum

Praça Comunidade Luso Brasileira, s/n, Recife Antigo

Contato: Adilson Rocha: 99968-1168 – 98707-6563

 


Navegando em: Home