Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

As principais represas públicas do Nordeste brasileiro


João Suassuna - Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco



Orós - Uma das maiores represas de terra do mundo

APRESENTAÇÃO

O acesso à água, em quantidade e qualidade suficientes para o abastecimento das populações, em escala mundial, será o grande desafio a ser enfrentado no limiar do terceiro milênio. No Nordeste brasileiro essa situação não poderia ser diferente, agravada que foi, pela seca que se instalou na região, no ano de 1998. Para o perfeito planejamento do uso das águas da região, é fundamental que se conheça, com exatidão, o potencial hídrico instalado, principalmente aquele acumulado na superfície, nas chamadas represas públicas.

O principal propósito desse documento, que trata das principais represas públicas construídas na zona de atuação da SUDENE, é o de possibilitar o acesso aos técnicos, pesquisadores e planejadores, de informações necessárias ao planejamento dos recursos hídricos da região, aproveitando-se, para tal, as facilidades existentes na Internet.

Nesse sentido, as informações nele tratadas, dizem respeito às características técnicas de cada uma dessas represas nos estados considerados, informações essas, conseguidas junto a instituições governamentais, enfocando, entre outras características, o nome do reservatório, o local de sua construção, a capacidade de acumulação de água, o rio represado, o início e término da sua construção e as principais finalidades de uso das águas.
Esse documento não tem a pretensão de ser conclusivo. Ao contrário, ele deverá estar sempre em processo de atualização, na medida em que novas represas forem surgindo na região.

Documento completo, em formato MS-Word 95 (573 Kb), contendo as tabelas.


Referências Bibliográficas

BORGES, Manfredo Cassio de Aguiar - Disponibilidade Hídrica para Irrigação dos Principais Açudes do Nordeste Brasileiro, Fortaleza, DNOCS, 33 (2), jul/dez., 1975.

Jornal O Norte - Água para todos: até 2002 abastecimento será total, João Pessoa, sexta-feira, 1° de janeiro de 1999.

GUERRA, Paulo de Brito - Açudes Públicos do Nordeste; relação dos reservatórios construídos até 1988, 3 ed., Fortaleza, DNOCS, 1990, 24 p.

Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente - Plano Estadual de Recursos Hídricos de PE, Sinopse, Recife, 1998

:: Retornar para a página de artigos João Suassuna 

Navegando em: Pesquisa A DIPES