Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundaj promove curso gratuito de indexação de documentos

A Biblioteca Central Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco, promove nos dias 27, 28, 29 de Novembro e 4, 5 e 10 de Dezembro o curso Indexação de Documentos, pensado para bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia, arquivistas e demais profissionais com atividades relacionadas ao tema. O curso ocorrerá no Mini Auditório da Biblioteca, no campus da Fundaj em Apipucos, das 8h às 12h.

As aulas serão ministradas pela bibliotecária aposentada da casa, Lúcia Gaspar, que dará orientações teóricas e práticas para a indexação de alguns tipos de documentos, como livros, periódicos, fotografias, filmes, cartazes de filmes, slides, discos, partituras, documentação jurídica e correspondência. A proposta é enfatizar a indexação de arquivos para alimentação de bases de dados, facilitando seu acesso. "O objetivo da indexação é colocar ao alcance do usuário, da melhor forma possível, o conteúdo dos documentos. Não é, contudo, um processo mecânico. Requer reflexão e ponderação nas suas etapas de desenvolvimento: análise conceitual e tradução," observa a coordenadora da biblioteca, Nadja Tenório Pernambucano.

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 24 de novembro, enviando um e-mail para bibli@fundaj.gov.br com os seguintes dados: Nome completo, CPF, Identidade, e-mail, telefone para contato e área de atuação/profissão. O curso é gratuito, garante apostila para as aulas e certificação de participação.

Navegando em: :: Outras Notícias Fundaj promove curso gratuito de indexação de documentos