Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Desafio Município Inovador anuncia os quatro projetos finalistas

Criado para identificar e apoiar ideias inovadoras para a educação pública das cidades pernambucanas, o Desafio Município Inovador chega à reta final. Como destaca o diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco, Felipe Oriá, o prêmio surge com o desejo de ajudar professores e gestores a desenvolverem novas políticas educacionais. “Nós estamos muito felizes com a qualidade dos projetos. Há dois meses, estamos trabalhando com as 15 equipes que foram selecionadas e aceitaram o desafio de pensar educação de forma inovadora. Muito mais que soluções para problemas locais, vemos formas criativas de melhorar a educação brasileira pensada da perspectiva de que está na ponta”, explicou.

Os quatro projetos finalistas foram anunciados na última segunda-feira (13). Dois deles abordam a igualdade racial e trabalham a identidade e o pertencimento dos estudantes negros. Um deles é o projeto Consciência, Cor e Arte, inscrito pelo município de Triunfo e que pretende resgatar e solidificar a história das comunidades quilombolas da região. “O que é que nós, enquanto docentes e cidadãos, podemos e devemos fazer para que a história daquele local não caia de maneira nenhuma no esquecimento? Foi isso que nos motivou a elaborar esse projeto e propor a criação de um centro histórico e cultural na comunidade”, explicou Jefferson Pereira, um dos membros da equipe.

Coordenadora do prêmio e gestora da EIPP, Flávia Defacio explica que os projetos podem ajudar centenas de estudantes a terem um ensino de mais qualidade e inclusivo. “É muito gratificante para a EIPP estar perto de projetos tão relevantes. Conhecer e apoiar essas iniciativas reforçam a missão da Escola de desenvolver pessoas e ideias que gerem impacto social”. As equipes passam agora por formação personalizada e o grande vencedor receberá R$ 100 mil reais em cursos e consultorias para viabilizar a implementação do projeto. O resultado final será divulgado no início de dezembro e a cerimônia terá a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Conheça os quatro projetos finalistas:

Projeto Consciência, Cor e Arte
Município: Triunfo
Integrantes:  Allana Magalhães, Jefferson Pereira, Joseilda Santos, Liliam Ferraz, Marciana Lopes
O projeto prevê o resgate e a valorização da cultura e história negra local na Escola Milton Pessoa, localizada no município de Triunfo. A ideia é que as mídias concretas, como curtas-metragens, livros e entrevistas, sirvam para resgatar a história das comunidades quilombolas da região e dos negros no Brasil.

Projeto Estudante Monitor: Protagonismo e Cooperação
Município: Recife
Integrantes: Ana Paula Tavares, Ana Márcia de Sousa, Alcilene Maria de Santana, Denise Albuquerque de Sousa
O projeto abordou os problemas da evasão escolar, o desestímulo à permanência na escola e a diminuição na oferta de vagas para novos alunos. A ideia para minimizar essas questões é nomear um estudante monitor, que tenha bom desempenho escolar, para auxiliar os colegas que têm dificuldade no aprendizado das disciplinas.

Projeto Identidade Cultural Negra na Escola
Município: Ipojuca
Integrantes: José Walmilson do Rêgo Barros, Sheyla Pereira e Ana Célia Guimarães
Levando em conta a dificuldade de ministrar conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira, o projeto propõe ações didáticas para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. A perspectiva é trabalhar a formação plural do Brasil, com foco no pertencimento racial dos alunos.

Projeto Imersão Docente
Município: Feira Nova
Integrantes: Claudison Vieira, Fredson Murilo, Gerly Paiva, Marcos Barros
O projeto busca promover a formação continuada dos professores da rede municipal e preparar formandos em licenciatura para os desafios que serão encontrados dentro e fora  de sala de aula. A ideia é que a imersão ajude a superar gargalos não supridos nos estágios obrigatórios regulares.

Navegando em: :: Outras Notícias Desafio Município Inovador anuncia os quatro projetos finalistas