Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Muhne realiza encontro do Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2017, o Museu do Homem do Nordeste realiza o terceiro encontro do Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários.

Em anos recentes, foi testemunhado no Brasil o aumento de processos museológicos mantidos por iniciativas comunitárias em memória e patrimônio cultural. Apresentando perfis variados, estas experiências trazem desafios ao questionarem práticas institucionais e disciplinares da Museologia. Analisar a trajetória destas experiências com o intuito de aferir seus impactos junto às comunidades, assim como observar como vêm reverberando no campo acadêmico e nas práticas museais instituídas são alguns dos temas que se pretende discutir neste encontro.

Os convidados apresentarão um painel atual de suas pesquisas e estarão reunidos também para discutir a constituição, em parceria com o Museu do Homem do Nordeste, do Laboratório de Estudos e Processos Museológicos Comunitários do Brasil, que almeja ser um espaço para o compartilhamento de informações e reflexões sobre o campo da Museologia, tanto em relação ao desenvolvimento teórico-metodológico da disciplina, quanto no que diz respeito às experiências que ocorrem nas organizações sociais, em diversos graus de formalização, e que buscam, através de conexões em rede, ampliar o acesso à produção, guarda e divulgação das memórias singulares de suas comunidades.

Para participar do seminário, os interessados devem solicitar inscrição por email enviando nome completo e breve carta de intenção para estudos.muhne@fundaj.gov.br. As vagas são limitadas de acordo com a quantidade de assentos na sala.


Navegando em: :: Outras Notícias Muhne realiza encontro do Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários