Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Eipp encerra segunda etapa do Desafio Município Inovador com finalistas

O Workshop de Desenvolvimento de Projetos promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) para os finalistas do Desafio Município Inovador foi concluído após o desenvolvimento de atividades e mentorias com especialistas em gestão pública e profissionais com ampla experiência em aplicação de ideias inovadoras.

O evento foi encerrado na última sexta-feira (06), após um dia de muito aprendizado por parte dos representantes dos 15 municípios finalistas. O primeiro painel do dia foi conduzido por Carolina Moraes, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Gerente da J-PAL no Brasil, centro internacional de pesquisa que trabalha com a avaliação de programas sociais, Carolina falou sobre avaliação de impacto e sobre as formas de usar a evidência para tomar decisões.

Durante a palestra, destacou exemplos de políticas públicas realizadas no Brasil e no mundo para melhorar o desempenho dos alunos, além de destacar a importância do workshop ao permitir a troca de experiências entre os diversos profissionais de educação. “É sempre interessante a gente se conectar, nós que estamos na fase considerada final de um projeto, que é a avaliação com quem tá fazendo isso na ponta. Então, estar num evento como esse em que as pessoas estão discutindo e tentando coisas novas, buscando inovar no setor público, é muito interessante. E nós queremos realmente ajudá-las, fazendo um trabalho que seja útil pra elas”, pontuou. 

Ao longo da sexta-feira, os finalistas também participaram de painéis explicativos aliados a atividades práticas sobre Teoria da Mudança e construção de planos de indicadores e de ação. Os temas foram conduzidos pelo gestor de parcerias da EIPP e mestre em Relações Internacionais, Danilo Fernandes. Tudo planejado para auxiliá-los no desenvolvimento efeteivo das suas ideias inovadoras na educação.

Encerrando o workshop, o coordenador-geral da Escola e jornalista com doutorado em Ciência Política, Vinícius Werneck, explorou as Técnicas de Apresentação, em uma palestra instigante, marcada pela interação e envolvimento do público.
Bastante participativas e engajadas, as equipes também destacaram os aprendizados adquiridos com os dois dias de atividades. “O que está sendo proposto pelo evento é muito interessante porque está mobilizando municípios diferentes com propostas diferentes pra se juntar e pensar, de forma mais qualificada, sobre a definição de políticas públicas. Eu acho isso valioso demais pra gente”, ressaltou Emanuel Souto, secretário executivo de desenvolvimento educacional.

Um resumo das atividades da quinta-feira (05) pode ser conferido aqui.

Navegando em: :: Outras Notícias Eipp encerra segunda etapa do Desafio Município Inovador com finalistas