Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

APRESENTAÇÃO

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por intermédio da sua Biblioteca Central Blanche Knopf, disponibiliza mais um inventário documental, dessa vez sobre Educação, Surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras), em homenagem ao Dia Nacional da Libras, comemorado anualmente em 24 de abril, a partir de 2009, quando foi instituído pelo Projeto de Lei nº 6.428, para atender reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Com o objetivo de contribuir para aprofundar na Fundaj o processo de conhecimento e implementação de ações voltadas para o campo da acessibilidade, especificamente, dos surdos, a bibliotecária Virgínia Barbosa da Silva, com a colaboração da estagiária Paula dos Santos Ramos de Oliveira – ambas interessadas e aprendizes da Lingua Brasileira de Sinais – reuniram e sistematizaram um inventário  documental sobre o tema, o que resultou em um instrumento que facilitará a busca de estudiosos e pesquisadores pela informação dispersa em várias fontes.

Com 136 referências bibliográficas e organizado por ordem alfabética de autor, o inventário abrange livros, folhetos, dissertações, teses e artigos de periódicos disponíveis nos catálogos on line das seguintes instituições: Fundação Joaquim Nabuco; Biblioteca Nacional (BN); Universidades Federal de Pernambuco (UFPE); Católica de Pernambuco (Unicap); Federal da Bahia (UFBA); Estadual Paulista (UNESP); de Brasília (UnB); Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal do Paraná (UFPR). Foram referenciados também, endereços na Web que trazem informações sobre o assunto.

Após cada referência está indicada, entre colchetes, a sigla da instituição e/ou da biblioteca onde a publicação pode ser encontrada. Visando facilitar a consulta ao inventário, foi elaborado um índice de títulos, que remete para o número das referências. No índice, os títulos estão em itálico e os artigos (definidos e indefinidos), foram colocados após o título, separados por vírgula, como recomendam as normas brasileiras de indexação.

Ao disponibilizar o catálogo no portal da Fundaj, a Biblioteca Central Blanche Knopf, além de iniciar um processo de sensibilização sobre o a educação dos surdos e sua língua de sinais, cumpre a missão de divulgar melhor seu acervo, disseminar e democratizar a informação, além de facilitar aos pesquisadores o acesso aos documentos.

Recife, 23 de abril de 2012
Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

:: Consulte a bibliografia completa,
faça download do arquivo em pdf

Navegando em: Home