Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Considerações em torno da reforma agrária

Lucas Vilar Suassuna

FAZENDA QUIXABA

Lendária sede da fazenda que reflete o aspecto de muitas propriedades rurais nordestinas, pobre e triste, mas razão de ser de muitas famílias e em defesa do que a luta de vida e de morte é às vezes decisiva na consolidação do patrimônio adquirido.

Duas palavras
Trata-se de uma magistral conferência proferida por Dr. Lucas Vilar Suassuna, no Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco, nos idos de 1965. Na época, era diretor daquele Instituto o eminente Professor Chaves Batista, com o qual Dr. Lucas mantinha fraternos laços de amizade.

Como filho de Dr. Lucas Suassuna, talvez seja a pessoa menos indicada para escrever essa pequena nota de divulgação de sua conferência, mas como técnico ligado aos assuntos da natureza e a ele muito ligado, sinto-me na obrigação de assim fazê-lo, pela forma lúcida, humana, visionária e extremamente atual com a qual ele tratou o tema, isso há quase 40 anos.

Dr. Lucas, com a sua maneira simples, engraçada e doce de tratar as coisas, fossem elas corriqueiras ou as mais complicadas, como essas aqui publicadas, deu provas de que era um cidadão GRANDE na sua visão do mundo, grandeza essa que deve ser entendida na verdadeira expressão da palavra e que me faz, como filho, admirá-lo eternamente e nunca me cansar de dizer, VALEU VELHO!

Recife, 30 de julho de 2002.
João Suassuna
Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

Conferência do Dr. Lucas Vilar Suassuna

:: Retornar para a página de artigos de João Suassuna  

Navegando em: Pesquisa A DIPES