Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Campanha “Um Livro de Coração” doa mais de 700 livros no Marco Zero

Por: Malu Didier


“Com o coração a gente voa para encantar, mas quando é um livro de coração, todas as portas estão prontas para o grande caminhar,” recitou o ator Adriano Cabral ao início de sua apresentação na campanha "Um Livro de Coração" no último domingo. E a essência do evento foi essa; solidariedade e compartilhamento através da literatura. Adultos, crianças, ciclistas, pipoqueiros, turistas, estudantes, moradores de rua e diversos outros segmentos da população, cada um teve a oportunidade de escolher a obra de sua preferência e levar para casa um novo pedacinho de conhecimento.


Ao todo, foram levados mais de 700 livros. Além das 300 obras cedidas pela Editora Massangana, ao longo do dia chegaram mais de 400 livros através de doações, e, pouco antes do final do evento, as estantes ficaram vazias. A campanha funcionou assim: cada pessoa escolhia um título e assinava uma ata especificando o exemplar; logística que espantou alguns pela simplicidade. “Não precisa pagar? É só assinar e levar?” foram as perguntas mais feitas durante o dia. O técnico em laboratório, Marcelo Gomes, acredita que a ação tem a capacidade de normalizar a leitura como hábito. “Todo evento que agregue a ideia de estimular a leitura é válida. Deveriam ter muito mais campanhas como essa para não deixarmos a leitura se tornar uma coisa excepcional. É uma questão de estimular a troca e a socialização.”


A satisfação do público ficou evidente. O estudante de história, Leonardo do Nascimento, estava feliz por conseguir uma obra rara em sua área. Ele enxerga o evento como forma proporcionar o acesso a outras literaturas. "É um grande facilitador de acesso aos livros, porque hoje, no mercado, eles são muito caros e a gente não tem muito contato com exemplares diferentes.” Anita Nascimento, de 7 anos, começou a ler por influência de sua mãe e deixou o evento com um livro sobre como escovar os dentes da forma correta. Já o estudante de turismo, Guilherme Guimarães, além de levar um livro para casa, trouxe outros para doar. “Acho interessante essa permuta, porque é como se você criasse um vínculo. Melhor do que deixar livros usados em casa é encontrar outras pessoas para quem aqueles livros possam servir.”


O evento foi promovido pela Fundação Joaquim Nabuco através da Editora Massangana em parceria com as editoras Cepe a Miguilim, que auxiliaram nas doações dos livros juvenis. A coordenadora da Editora Massangana, Joana Cavalcanti, avalia o evento como um sucesso: “a Fundaj é uma instituição de caráter social e um dos grandes contributos é exatamente de trabalhar em prol da formação do leitor crítico e reflexivo. Não é verdade que o Brasil é um país de não leitores, nós só precisamos colocar o livro como acesso. O Ministério da Educação tem essa preocupação e em parceria com a Fundação, faremos esse trabalho.”


A barraca da “Um Livro de Coração” ficou armada das 9h às 16h, e embora o engajamento tenha sido grande durante o dia inteiro, foi à tarde que o público se soltou. Em meio a palmas, cantoria e muita sensibilidade, as apresentações do cantor João Natureza, do ator Adriano Cabral e dos bicampeões em dança com cadeira de rodas Nina Sousa e Rogério Silva movimentaram a tarde e agregaram música, teatro e dança ao mundo da literatura. “A palavra em si já tem força para dar cores àquilo que está sendo dito através do sentimento, e a música deixa isso muito mais lúdico junto com a interpretação teatral. Me sinto honrado em estar fazendo parte disso,” explica João Natureza.


Até dezembro, em um domingo do mês, a campanha terá continuidade no Marco Zero e a Editora Massangana disponibilizará novos livros, além daqueles trazidos pelo público. As arrecadações são feitas na própria barraca durante o evento e a ideia é fazer crescer o número de doações, pois como canta João Natureza em sua música, um livro de coração “planta dentro da gente a semente da inspiração.”

Navegando em: :: Outras Notícias Campanha “Um Livro de Coração” doa mais de 700 livros no Marco Zero