Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Seminário 100 anos da Revolução Russa acontece nos dias 15 e 16 de agosto na sala Calouste

A Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o Centro Josué de Castro e o Instituto Astrojildo Pereira promoverá nos dias 15 e 16 de agosto, na Sala Calouste Gulbenkian, na Avenida 17 de agosto, 2187, a partir das 15h, o seminário “100 anos da Revolução Russa”. O movimento marcou a chegada do Partido Bolchevique, liderado por Lênin, durante o período da Primeira Guerra Mundial, ao poder.

À época, a Rússia tinha um grande número de camponeses sendo explorados e ganhando quase nada. Cansados do governo absoluto do Czar Nicolau II, representante opressor, Lênin foi líder da revolução tornando a futura União Soviética o primeiro país de cunho socialista da história.

A proposta do evento é gerar uma discussão sobre a importância e o significado da Revolução em âmbito mundial. 

O seminário trará especialistas no tema afim de compreender a necessidade política da Revolução Russa e os impactos que ela gerou ao longo da história. Ao final das duas mesas haverá a apresentação cultural do artista Adriano Cabral e companhia.

O grupo fará uma leitura dramatizada de fragmentos escritos por Fiódor Dostoiévski e Liev Tolstói, nomes fundamentais da literatura russa.

Programação

15/08 às 15h

Literatura- A Arte da Conexão: Emmanuel Levinas e a Literatura Russa

Mediador: José Arlindo (Centro Josué de Castro)

Mesa: Sandro Cozza Sayão (Professor da Universidade Federal de Pernambuco no departamento de Direitos Humanos e Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris) e Priscilla Marques (Professora da Universidade de São Paulo e tradutora de Dostoiévski)

16/08 às 15h

A Narrativa Breve de F. M. Dostoiévski

Mediador: Felipe Oriá (Diretoria de Formação da Fundação Joaquim Nabuco)

Mesa: Priscilla Marques (Professora da Universidade de São Paulo e tradutora de Dostoiévski)

ENTRADA GRATUITA

 


Navegando em: :: Outras Notícias Seminário 100 anos da Revolução Russa acontece nos dias 15 e 16 de agosto na sala Calouste