Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Política e a gestão da água – prioridades para uma abordagem transdisciplinar

A Fundação Joaquim Nabuco com a Rede Waterlat-Gobacit, a Fiocruz e a Universidade Federal de Pernambuco, convidam para o Encontro sobre democratização da política e da gestão da água: um desafio transdisciplinar, que será realizado no dia 18 de agosto, na sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco.

O evento faz parte das atividades preparatórias da IX Reunião Internacional da Rede Waterlat-Gobacit, que terá lugar no período de 3 a 7 de setembro de 2018, em João Pessoa, na Paraíba. Objetivo central é a discussão dos obstáculos, desafios e oportunidades que confrontam o processo de democratização da política e da gestão da água, que embora sejam predominantemente tratadas como um tema fundamentalmente técnico, requer devido a sua enorme complexidade enfoques que integrem uma diversidade de conhecimentos. Por sua vez, existe o desafio de desenvolver abordagens interdisciplinares mais avançadas, capazes de integrar as contribuições das disciplinas tecnocientíficas, naturais, sociais, etc.

Além disso, também é necessário integrar conhecimentos válidos, que são produzidos em outros âmbitos além das universidades e centros de pesquisa científica, desde os espaços de gestão da água e dos serviços baseados no uso da água, até as instituições da sociedade civil que participam na construção de visões alternativas as formas predominantes de política e gestão da água e dos bens ambientais em geral.

“O tema da água é cada vez mais estratégico e precisa ser abordado por perspectivas que unam aspectos técnicos e científicos, mas também da ecologia política, da cultura, e outras formas de conhecimento não hegemônicos construídos fora dos centros de pesquisa. Nesse sentido, o evento busca construir um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências e debate sobre a democratização da política e da gestão da água, destacando a urgência e o desafio da transdisciplinaridade”, comentou Edneida Cavalcanti,pesquisadora do Centro de Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) e coordenadora do evento.

Nesse sentido, o evento se propõe gerar um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências e debate sobre estes temas, com o objetivo de promover interações entre os participantes que estimulem o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de intercâmbio,  outras atividades construtivas e propositivas sobre o tema central, a democratização da política e da gestão da água.

“A Fundação Joaquim Nabuco tem realizado debates interessantes e desenvolvido articulações para dar aprofundar e dar continuidade no assunto. Por sua vez, reunir pessoas e instituições diversas que tratam o tema da água possibilita também pensar em agendas convergentes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de intercâmbio, e outras atividades sobre o tema central do evento”, completou Edneida.



Serviço:

Dia: 18 de agosto de 2017

Horário: 8h

Local: Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife.

Inscrições gratuitas realizadas no dia.

Visite também o site da Rede Waterlat-Gobacit

http://waterlat.org/pt/encontros/outros-encontros-publicos/democratizacaoRecife180717/



Programação

8h - Credenciamento

9h - Mesa de abertura: Fundaj, Rede Waterlat-Gobacit, Fiocruz, UFPE

9h30 -  Palestra de José Esteban Castro - Coordenador da Rede, Investigador Principal del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina) e professor emérito da Newcastle University, United Kingdom

Coordenação: Lígia Albuquerque (Fundaj)

10h30 - Lanche

11h - Mesa de diálogo sobre desafios e prioridades da política e da gestão da água no Nordeste

Coordenação: Izaura Fischer (Fundaj)

André Monteiro – Pesquisador da Fiocruz/PE, Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat)

Antônio Gomes Barbosa – Coordenador dos Programas: P1+2 – Uma Terra e Duas Águas e Sementes do Semiárido, pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil)

Suzana Montenegro – Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco.

Luís Henrique Cunha – Professor e pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Edneida Cavalcanti – Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Centro de Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist).

12h - Debate

13h - Encerramento: coordenação do evento



Parcerias

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Prodema/UFPE

Escola Politécnica de Pernambuco – Poli/UPE

Instituto Federal de Pernambuco – IFPE

Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/PE

Parlamento Nacional da Juventude pelas Águas – PNJA

Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA-Brasil e ASA-PE

Observatório Nacional de Governança das Águas – OGA

Associação Águas do Nordeste – ANE/ Núcleo Estadual do OGA

Navegando em: :: Outras Notícias Política e a gestão da água – prioridades para uma abordagem transdisciplinar