Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

PROGRAMA INSTITUCIONAL VALORIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Compromisso em construir e compartilhar conhecimentos

O ano de 2016 contou com importantes discussões e decisões para o campo da Educação Pública no Brasil. O Governo Michel Temer sancionou em setembro a Medida Provisória nº 746 que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; e em dezembro aprovou no Senado a Proposta de Emenda à Constituição nº 55, a PEC dos Gastos Públicos. Ainda aguardamos as decisões sobre o texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação fundamental para toda a comunidade escolar, influenciando diretamente nos currículos de formação de professores e no currículo e sistemas de avaliação dos alunos da Educação Básica.  

Mediante tantas mudanças é preciso definir posições. É por isso que reafirmamos nosso compromisso em construir e compartilhar conhecimentos capazes de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas no campo da Educação, voltadas para a valorização docente na Educação Básica. Esse trabalho vem conquistando importantes parceiros, como Unesco e CNPq. 

Apresentamos as ações e conquistas alcançadas em 2016: 

Concurso Rucker Vieira 2016

O Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica, em parceria com a Massangana Produções, trabalhou a temática “Eu, professor (a)” no Concurso Rucker Vieira 2016. Foram inscritos 29 (vinte e nove) projetos, advindos de nove Estados da União. Foram selecionados dois roteiros: “Alvorada” de Antônio Roberto Gonçalves Júnior (PR) e “Dona Maria”, de Tábata Clarissa de Morais (PE). Cada projeto receberá R$ 80 mil como prêmio, valor para produção de vídeo de 26 minutos. Para saber mais:

Projeto Fundaj/Unesco 2016

Estão prontos dois importantes produtos fruto de consultoras contratadas em parceria Fundaj/Unesco. A consultora Maria Jane Soares Carvalho produziu o curso online autoinstrucional “Educação 3.0”, que será ofertado em plataforma de EAD da Fundação Joaquim Nabuco em ação do MultiH LAB (Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias). A consultora Patrícia Trópia entregou a primeira fase de estudo sobre o perfil dos professores de Sociologia no Ensino Médio nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Os dados serão utilizados pelo Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica em suas diferentes pesquisas.

Caravana da Sociologia – PIBIC Ensino Médio

A Caravana da Sociologia é uma ação de extensão do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS) que tem como objetivo desenvolver trabalhos interdisciplinares com a participação de integrantes da Fundaj (docentes, mestrandos e bolsistas PIBIC) e levá-los para dentro das escolas de ensino médio de Pernambuco de modo a envolver toda a comunidade escolar em discussões pertinentes às Ciências Sociais. O projeto foi aprovado no edital PIBIC Ensino Médio do CNPq para concessão de dez bolsas. Contaremos, em 2017, com este importante parceiro.

Revista Coletiva

Está no ar o número 16 da Revista Coletiva com o tema Base Nacional Comum Curricular, contando com Editorial, Reportagem, artigos, seção Memória e Vídeos. Esta edição contou com a seguinte equipe:

Editora temática: Ileizi Fiorelli Silva

Editores: Alexandre Zarias, Pedro Silveira, Allan Monteiro e Marcelo Robalinho

Apoio de jornalismo: Lúcio Souza e Emannuel Nascimento

Revisão: Hugo Gonçalves

Capa e design: Ícaro Soriano

Entrevista: Nilson José Machado

Reportagem: Marcelo Robalinho

Artigos: Carlos Roberto Jamil Cury, Alice Casimiro Lopes e Ana de Oliveira, Edgar Lyra, Jean Carlos Moreno, Julia Polessa Maçaira, Mário Bispo dos Santos, Fabio Lanza, Luís Gustavo Patrocino e Andressa Alves Silva Melo, Arnaldo Érico Huff Júnior, Elisa Rodrigues e Esther Cristina Pereira

Memória: Ileizi Fiorelli Silva, Diego Greinert de Oliveira


Navegando em: Home