Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Curso Práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula oferecido pela Fundaj, no mês de agosto, aos sábados, nas cidades de Nazaré da Mata e Feira Nova (PE)

 

 

Práticas inovadoras, coreografias didáticas, aprendizagem colaborativa, design da sala de aula para atividades inovadoras e ativas, novos cenários nos processos de ensino e aprendizagem são alguns dos assuntos a serem abordados no curso Práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula oferecido pela Fundaj, no mês de agosto, aos sábados, nas cidades de Nazaré da Mata e Feira Nova - PE. Faça a sua inscrição Aqui.

Nas aulas, mediadas pelos professores Marcos Barros e Auxiliadora Padilha, do Centro de Educação, da UFPE, os participantes serão convidados a refletirem sobre as possibilidades da prática educativa mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a planejarem as atividades pedagógicas baseadas em metodologias ativas e inovadoras e, ao final, a elaborarem alguns recursos digitais para uso pedagógico.

O curso, com carga horária de 30h, tem como público-alvo os coordenadores, pedagogos e professores das esferas municipal, estadual e federal. Serão ofertadas 40 vagas. Confira abaixo as cidades, os dias e horários.

CIDADE

DATA

HORÁRIO

Nazaré da Mata

05, 12,19 e 26 de agosto

8h às 12h e das 13h às 16h30.

Feira Nova

12,19, 26 de agosto e 02 de setembro

8h às 12h e das 13h às 16h30.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no www.fundaj.gov.br até o dia 31/07.

As informações para os critérios de seleção podem ser conferidas abaixo: CRITÉRIOS DE SELEÇÃOInscrições no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeekeR5iomBWmw5eS22oK2aWbfzIssXeQG6GA8x-qZ5PoOt8g/viewform  

O resultado será publicado no site www.fundaj.gov.br até o dia 02/08/2017

Informações: curso.inovacao@fundaj.gov.br ou no (81) 3073-6591.

Conteúdo Programático  

Módulo 1 - Inovação Pedagógica na Educação. Conceitos e critérios de Inovação. Metodologias Ativas e Tendências para o Ensino. Apresentação das redes digitais do curso. Aprendizagem e Metacognição. Aprendizagem colaborativa. Mapa Mental (Ensino, Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica).

Módulo 2 - Estilos de Aprendizagem. Testes para estilos de aprendizagem. Didática e Saberes docentes. Processos de Ensinagem. Estratégias didáticas. Coreografias Didáticas.

Módulo 3 - Redes sociais como ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino superior (Facebook, Youtube, Audioboom...). Aprendizagem online. Computação na nuvem (Drive do gmail, Dropbox, etc). Mobile Learning e Blended Learning. Infografia, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Tecnologias Vestíveis no ensino e Impressão 3D.

Módulo 4 - Design da sala de aula para atividades inovadoras e ativas. Novos cenários nos processos de ensino e aprendizagem. Cenário de Aprendizagem.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR), torna público a abertura de inscrições para o processo de seleção de interessados em participar do Curso Práticas Inovadoras e a integração de tecnologias em sala de aula. 

INSCRIÇÕES 

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão preencher o formulário de inscrição online disponível no link www.fundaj.gov.br   

A inscrição só será validada após o recebimento do formulário de inscrição online devidamente preenchido. 

PROCESSO SELETIVO  

O processo seletivo acontecerá em uma única etapa, composta de análise das informações contidas no Formulário online e na Carta de intenção. 

Pré-requisitos 

l Ser servidor público das esferas federal, estadual ou municipal; 

l Ter, no mínimo, 2 anos de experiência profissional na área de educação; 

l Afinidade com a temática do curso/correlação com sua atuação profissional. 

Critérios  

l Coerência e clareza das ideias expressas na carta de intenção; 

l Motivação profissional para participação no curso. 

Em caso de empate será selecionado o candidato que tiver maior formação. Lembrando que empate entre níveis diferentes graduação e especialização a prioridade será o aluno de especialização e assim sucessivamente. 

CURSO 

O curso, na modalidade presencial, terá a carga horária de 30 horas e será ofertado nas cidade de Nazaré da Mata e Feira Nova. O curso em Nazaré da Mata acontecerá no período de 05 a 26 de agosto e o de Feira Nova no período de 12 a agosto a 02 de setembro. 

VAGAS OFERECIDAS 

Serão oferecidas 40 vagas. 

PÚBLICO  

O curso de Práticas Inovadoras e a integração de tecnologias em sala de aula destina-se a coordenadores, pedagogos e professores das esferas municipal, estadual e federal. 

PROGRAMAÇÃO 

Nazaré da Mata - 2017 

DIA 

8h às 16h30 

05/08 

Modulo 1 

12/08 

Modulo 2  

19/08 

Modulo 3 

26/08 

Modulo 4  

Feira Nova - 2017 

DIA 

8h às 16h30 

12/08 

Modulo 1 

19/08 

Modulo 2  

26/08 

Modulo 3  

02/09 

Modulo 4  

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 

O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.fundaj.gov.br e os alunos selecionados receberão confirmação por e-mail.

MATRÍCULA 

Os participantes selecionados deverão comparecer no local de realização do curso, no primeiro dia de aula, com meia hora de antecedência do início das atividades, para efetivação da matrícula.

Deverá ser apresentado documento de identificação com foto no ato da matrícula.

CERTIFICAÇÃO 

Será garantido certificado de curso ao participante que obtiver frequência mínima de 75% da carga horária.

DISPOSIÇÕES FINAIS 

Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas pelo email: curso.inovacao@fundaj.gov.br

Navegando em: Home