Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projeto "Sempre aos domingos" exibe filmes clássicos no Cinema da Fundação/Museu

           Já pensou em ter a oportunidade de ver ou rever filmes inesquecíveis em uma sala de cinema? Agora isso vai ser possível.O Cinema da Fundação/Museu presenteia o público com o projeto 'Sempre aos Domingos', com exibições de filmes que marcaram a sua época e que são considerados grandes clássicos. ‘’Estamos procuramos resgatar os tempos do cinema de rua no Recife, quando as salas ofereciam sessões de filmes de arte para todos os tipos de público, principalmente aos jovens, com sessões nos finais de semana’’, diz a coordenadora do Cinema da Fundação/Museu Ana Farache.

         O francês Sempre aos Domingos, abre a programação do projeto que teve inspiração no título do filme. “Trata-se de uma produção francesa bastante poética do ano de 1962. Em 1963 ganhou o óscar de melhor filme estrangeiro”, completa Ernesto Barros, curador do cinema. A programação continua em todos os domingos do mês de julho, sempre às 10h30. Entrada única de apenas R$ 2.

         No dia 09, será a vez de O Estranho que Nós Amamos, drama de 1971, com Clint Eastwood, que esse ano ganhou uma nova versão dirigida por Sofia Coppola. No dia 16, a sessão terá como público alvo as crianças, com o clássico da Disney Dumbo. No dia 23, será exibido A Felicidade Não se Compra, um dos maiores filmes de Frank Capra, estrelado por James Stewart e Dona Reed. No dia 31, O Cinema da Fundação/Museu, com uma parceria com o Consulado Francês, mostra o musical ‘Os Guardas-Chuvas do Amor’, de Jacques Demy, com Catherine Deneuve.

 


Programação e sinopses do mês de julho:

JULHO - 10h30 - Cinema da Fundação/Museu

02 - SEMPRE AOS DOMINGOS

Les Dimanches de Ville d´Avray (França, 1962)

De Serge Bourguignon. Com Hardy Kruger, Nicole Courcel, Patricia Gozzi, Daniel Ivernel. Drama. Preto & Branco. 110'. 14 anos.

Clássico do cinema francês dos 1960 que conquistou o mundo pela poesia de sua história e imagens deslumbrantes. Adaptação do romance homônimo de Bernard Eschassériaux, o filme conta a história de Pierre (Kruger), um soldado que sofre de amnésia parcial. Ele voltou da Guerra da Indochina traumatizado pela morte involuntária de uma criança. Depois de um conhecer uma menina num orfanato, Pierre a visita todos os domingos, como se fosse seu pai. Entretanto, a amizade entre eles não é compreendida por todos os moradores da cidade. Vencedor do Oscar de Melhor Estrangeiro de 1963.

09 - O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS

The Beguiled (Estados Unidos, 1971)

De Don Siegel. Com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr. Drama/Thriller. Colorido. 109'. 14 anos.

Na Guerra Civil Americana, um soldado da União é ferido e encontra abrigo num colégio só para moças, onde recebe todos os cuidados para a sua recuperação. Enquanto isso, ele desperta paixões e torna-se o centro das atenções de suas benfeitoras. Em agosto, estreia nos cinemas a nova versão do filme, adaptada do mesmo romance, dirigida por Sofia Coppola, e com Colin Farrel e Nicolde Kidman no elenco

16 - DUMBO

Dumbo (Estados Unidos, 1941)

De Ben Sharpsteen. Animação. Colorido. 64'. Livre. Dublado.

Dumbo é um bebê elefante de um circo que nasceu com orelhas enormes. Após ser ridicularizado por seu grupo de amigos, ele se transforma na principal atração de seu circo quando descobre que, usando suas orelhas, é capaz de fazer o que nenhum outro elefante consegue: voar. Clássico de Walt Disney.

23 - A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

It´s a Wonderful Life (Estados Unidos, 1946). De Frank Capra. Com James Stewart, Dona Reed, Lionel Barrymore, Karolyn Grimes, Thomas Mitchell. Drama. Preto & Branco. 132'. Livro. Legendado. Livre.

Clarence é um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar um homem muito valoroso, porém desiludido. George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por Clarence, que lhe mostra como ele é importante na vida de muitas pessoas. Em 2006, A Felicidade Não Se Compra foi eleito o filme americano mais inspirador da história, em votação promovida pelo American Film Institute.

30 - OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR

Les Parapluies de Cherbourg (Alemanha, França 1964).

De Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo. Musical. Colorido. 91’. Livre.

"Os Guarda-chuvas' é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que odiamos e que destrói a felicidade" (Jacques Demy). Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos que se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.

Navegando em: :: Outras Notícias Projeto "Sempre aos domingos" exibe filmes clássicos no Cinema da Fundação/Museu