Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Festival Varilux brilha na tela do Cinema da Fundação/Museu

Mais de 55 cidades brasileiras vão falar a língua da pátria do cinema entre os dias 8 a 21 deste mês de junho. No Recife, o Cinema da Fundação/Museu mantém a parceria e abre novamente suas portas para o Festival Varilux de Cinema Francês. A edição 2017 do festival vem lotada com 19 longas-metragens - são 18 filmes inéditos e um clássico restaurado -, que serão exibidos na sala localizada no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, considerada umas das melhores do País no quesito de excelência de som e imagem.

“Toda essa nossa qualidade será testada na sessão do clássico musical Duas Garotas Românticas, estrelado pelas irmãs Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, que foi dirigido por Jacques Demy em 1967”, diz Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação. Ela lembra que, como sempre, os cinéfilos precisam ficar de olhos abertos porque o clássicof será exibido apenas uma vez, no Cinema da Fundação/Museu, no sábado (17), às 20h. Os outro filmes do festival serão exibidos em duas ou três sessões.

Entre os 18 longas-metragens que vão fazer a festa dos cinéfilos recifenses, estão vários que representaram a França nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. São dezenas de astros e estrelas do firmamento francês que estão com novos filmes saindo do forno. Catherine Deneuve, por exemplo, está em dose dupla este ano. Além de Duas Garotas Româticas, ela é a atriz principal de O Reencontro, em que intepreta uma parteira que recebe a visita da extravange mulher do falecido pai dela.

Além de la Deneuve, as não menos fantásticas atrizes Juliett Binoche, Marion Cotillard, Cécile de France e a inesquecível Emmanuelle Riva (de Hiroshima Meu Amor) brilham em outros filmes do festival. Entre os astros, tem Gérard Depardieu, Vincent Lindo, Lambert Wilson e Omar Sy. Juntos, essa turma está presente nos filmes Rodin, Tal Mãe, Tal Filha, A Viagem de Fanny, Tour de France, Um Instante de Amor e Uma Família para Dois, entre outros. Preparem sua agendas e confiram a programação completa:

Navegando em: :: Outras Notícias Festival Varilux brilha na tela do Cinema da Fundação/Museu