Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundação Joaquim Nabuco presente na 14ª Documenta, na Alemanha

A Fundação Joaquim Nabuco marca presença, mais uma vez, na 14ª edição da Documenta de Kassel, sediada na Alemanha. No mês de abril deste ano, o pesquisador e curador de arte contemporânea Moacir dos Anjos, da Fundaj, visitou a primeira etapa da edição em Atenas, a convite do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA).

Dessa vez, no mês de junho, o pesquisador visita três das mais importantes exposições periódicas de arte contemporânea do mundo: afora a Documenta, marca presença também na 57ª Bienal de Veneza, a mais antiga da história, e na 5ª Skulptor Project Munster, mostra de arte pública que ocorre a cada dez anos na cidade de Munster, Alemanha. A viagem acontece entre os dias 11 e 26 de junho.

A convite da Dynamic Encounters, institução sediada no Rio de Janeiro e promovedora de cursos no campo da arte, cultura e museus, Moacir pretende falar sobre a ideia de um Sul Global, tema que norteia a Documenta, passando por suas implicações críticas da arte feita fora de espaços que possuem hegemonia geopolítica no mundo. Moacir também participará das discussões abertas sobre as mostras visitadas, promovidas pela própria Documenta.

"É uma oportunidade de atualização com a produção mundial em arte contemporânea, o que impacta positivamente nos trabalhos de pesquisa e de curadoria de exposições e atividades formadoras no campo das artes visuais que organizo na Fundaj", completa o curador.

A Documenta é considerada uma das maiores e mais importantes exposições de arte contemporânea e arte moderna internacional. Ocorrendo a cada cinco anos, a exposição foi criada no início da década de 50, como parte do esforço da Alemanha pós-guerra de redefinir sua imagem perante o mundo.

Originalmente, ocorria na cidade de Kassel, na Alemanha, e, ao longo do tempo, se firmou como o mais importante evento do gênero, atraindo a atenção de artistas, curadores, historiadores e público em geral para o que é exibido nela. Dessa maneira, nas edições recentes, tem sido frequente o apoio de países-parceiros em levarem a amostra para suas cidades.

Navegando em: :: Outras Notícias Fundação Joaquim Nabuco presente na 14ª Documenta, na Alemanha