Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Religião, republicanismo e lutas culturais pela afirmação da cidadania e da justiça: percursos contemporâneos (Joanildo Burity), 2011.

Nome da Pesquisa: Religião, Republicanismo e Lutas Culturais pela Afirmação da Cidadania e da Justiça: Percursos Contemporâneos.

Data: 2011

Instituições Financiadoras: FUNDAJ

Equipe da pesquisa:

Coordenador(a): Joanildo A. Burity

Palavras Chave: Religião; Republicanismo; Cultura; Cidadania; Análise Comparada

Resumo: O projeto tem como objetivo geral analisar de forma comparativa algumas trajetórias contemporâneas da relação entre religião, republicanismo e lutas culturais pela afirmação da cidadania e da justiça, com foco no caso brasileiro (o que significa tomá-lo tanto como um caso de uma situação mais abrangente, quanto como o ponto de partida para identificar questões a serem postas aos contextos comparados). A preocupação central da análise proposta é com o impacto do contexto global e dos novos debates sobre inclusão, igualdade e diferença nas relações entre religião e política ? impacto empírico, sobre processos e atores, e impacto analítico, sobre este campo de estudos. A estruturação do projeto envolverá três estratégias de construção de conhecimento: teórica, comparativa e empírica. Os objetivos específicos se definem em função de dois momentos (entendidos nos sentidos conceitual e cronológico) em que o plano de trabalho se desenvolverá: um momento teórico-conceitual e um momento empírico-temático. O primeiro momento analisará e comparará a produção bibliográfica de alguns autores que se têm destacado no campo da teoria política e das abordagens teóricas propostas por estudiosos das religiões na contemporaneidade. O segundo momento realizará uma pesquisa duplamente estratificada pela identificação e focalização de alguns temas e pela coleta de dados empíricos; em cada um desses procedimentos do segundo momento, a atenção às questões institucionais (processo legislativo e ações de governo) e a interface com a sociedade civil guiarão a escolha dos temas e casos. Quatro países serão objeto de comparação: Brasil, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido.

pdf_button Download

Navegando em: Pesquisa Pesquisas Pesquisas Concluídas 2010 - Atualmente Religião, republicanismo e lutas culturais pela afirmação da cidadania e da justiça: percursos contemporâneos (Joanildo Burity), 2011.