Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Caravana da Sociologia: Fundaj inicia projeto Pibic com escolas de Ensino Médio

por Juliana Costa*

A Fundação Joaquim Nabuco começa, a partir desse ano, seu primeiro projeto de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio, o Pibic Junior. Iniciada em março deste ano, a iniciativa agora conecta a Fundaj, já reconhecida pelos seus bolsistas de Iniciação Científica em cursos de graduação, à Educação Básica, oferecendo, em parceria com o Ministério da Educação, dez bolsas Pibic Junior até dezembro de 2017. 

Integrante do Programa Institucional de Valorização Docente na Educação Básica, o projeto é intitulado Caravana da Sociologia e atua em duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco, a Escola de Referência Santa Paula Frassinetti (localizada no bairro do Espinheiro, Recife) e a Escola Estadual Major Lélio (localizada em Aldeia, Camaragibe). Como o nome sugere, os bolsistas irão desenvolver atividades de pesquisas relacionadas a Ciências Sociais, Bolsista Yasmim Raíssa. Foto: Gil Vicente/FundajBolsista Yasmim Raíssa. Foto: Gil Vicente/Fundajescolhida como objeto de estudo pela conexão ao mestrado profissional desenvolvido pela própria Fundação Joaquim Nabuco. “Por onde a Caravana da Sociologia passar terá como função estimular a realização da atividade pela própria comunidade escolar, buscando integrá-la ao plano pedagógico da escola e ao seu calendário anual de eventos”, acrescenta a coordenadora-geral do projeto, Viviane Toraci.

O programa tem como objetivo desenvolver novas formas de abordar os temas da Sociologia como componente curricular na Educação Básica: “Por ser Caravana da Sociologia, a ideia é que a gente leve sociologia para o curso médio, fazendo com que os alunos pensem sobre o assunto como assunto de pesquisa, de iniciação científica, a partir do entendimento deles e de alguns conceitos que nós, pesquisadores, vamos trazer", explica Cátia Lubambo, pesquisadora-doutora envolvida no projeto. Esse ano o tema geral para a pesquisa é desigualdade social, procurando, com diferentes recursos didático-pedagógicos, estimular professores e estudantes a valorizarem o pensamento crítico diante das suas realidades. Yasmim Raíssa, aluna do 3º ano do Ensino Médio da EREM Santa Paula Frassinetti, surge como exemplo da conexão entre projeto e experiências pessoais: em sua pesquisa, a aluna escolheu levantar o tópico da desigualdade racial. “A gente se dá tanto com esse tema que resolvi trabalhar com ele. Como sou aluna de escola pública e tenho uma pequena porcentagem de cota para entrar em uma universidade, acho injusto e decidi abordar por conta disso”, desenvolve a estudante.

Selecionados através do histórico escolar — aqueles que apresentassem maior média seriam escolhidos —, os alunos veem o projeto como uma oportunidade “imperdível”, como adjetiva a aluna Yasmim. Opinião que se reflete nos números: 48 estudantes se inscreveram para concorrer às dez vagas ofertadas. 

Quando concluídas, as pesquisas serão apresentadas em dez escolas da rede estadual de ensino, bem como na sede da Fundaj, em Casa Forte, a fim de estimular o estudo da Sociologia e aguçar a curiosidade para projetos na área. Viviane garante que a linguagem utilizada será participativa, “de modo a aproximar as discussões da Sociologia à realidade vivenciada nas escolas e no cotidiano dos jovens”, completa. Quanto à continuidade do programa durante os próximos anos, a estudante Yasmim aposta no sucesso: “O projeto terá um belo crescimento, faço parte do primeiro grupo de bolsistas e nós vamos convencer os demais a entrar nessa jornada, abraçar a causa junto com a gente”, completa, animada. 

A Caravana da Sociologia teve início em março, sob liberação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e segue discutindo os temas a serem abordados e suas metodologias de pesquisa. Pretende-se continuar desenvolvendo o projeto a cada ano, com apoio do CNPq.

 


 

*Estagiária de Jornalismo da Ascom/Fundaj

Navegando em: :: Outras Notícias Caravana da Sociologia: Fundaj inicia projeto Pibic com escolas de Ensino Médio