A noção de Arte Popular, suas problemáticas, conceituações e sua relação com o artesanato norteiam o próximo seminário Memória Museologia e Patrimônio, cujo tema é “Arte ou Artesanato? Os conceitos as coleções e o porvir”.
Participarão da mesa Ricardo Gomes Lima (UERJ), Ciema de Mello, antropóloga do Muhne, o historiador Eduardo Castro e o museólogo Maximiliano Roger. O encontro ocorrerá segunda-feira (27/3), às 14h, no auditório Calouste Gulbenkian, Fundaj / campus Casa Forte.
Nesta edição do seminário, pretende-se debater o conceito de arte popular, que tem suas origens atreladas ao movimento modernista ainda na década de 1920, assim como suas implicações: o que é afinal, a arte popular? Como o campo artístico lida com essa produção hoje em dia?
Durante o seminário, também será debatida a exposição Porvir Faustino..., montada pela equipe do Museu do Homem do Nordeste e com curadoria de Eduardo Castro e Maximiliano Roger, composta por obras de Porfírio Faustino, ceramista ainda pouco conhecido e de obra singular.
Coordenação:
Henrique de Vasconcelos Cruz, Museólogo do Muhne
Palestrantes:
Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima, professor da UERJ;
Prof. Dra. Ciema Silva de Melo, antropóloga do Munhe;
Eduardo Castro (historiador) e Maximiliano Roger (museólogo), curadores da exposição “Porvir Faustino...”.
SERVIÇO
Seminário Memória, Museologia e Patrimônio – Arte ou Artesanato? Os conceitos, as coleções e o povir
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte – Recife, PE
Auditório Calouste Gulbenkian
Quando: 27 de março de 2017, das 14h às 17h