A Fundação Joaquim Nabuco, através das Diretorias de Formação e de Pesquisas Sociais, oferece curso de curta duração sobre mapeamento ambiental, utilizando imagens de satélite. Baseado em programas livres (Spring INPE e Quantum GIS) e imagens gratuitas (Satélites LandSAT 5 e 8). O curso será realizado no Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG), em Apipucos, Recife/PE, e dará uma visão geral sobre as técnicas de Processamento Digital de Imagens de satélite e extração de informações sobre os alvos da superfície terrestre, objetivando o mapeamento e o monitoramento ambiental de áreas de conservação, tomando o Parque Nacional do Catimbau como estudo de caso. Tem como público-alvo: gestores públicos e analistas ambientais, pesquisadores, professores da rede pública de curso superior e alunos de pós-graduação da área de meio ambiente.
30 h/aula | 2 de Maio a 1º de Junho de 2017 | 3ª e 5ª feiras | 9 às 12h
Inscrições: enviar e-mail para neison.freire@fundaj.gov.br de 1º a 31/03/2017 com nome completo, tel. contato, formação, instituição/cargo/curso e motivo para realização do curso. Resultado será publicado no site www.fundaj.gov.br/cieg até 15/04/2017.
Conteúdo Programático:
Fundamentos de Sensoriamento Remoto.
Processamento Digital de Imagens. Georreferenciamento de imagens de satélite.
Banco de Dados Geográfico; Projeto e Planos de Informação.
Visualização de diferentes bandas espectrais.
Manipulação de Histogramas de Frequência, Realce de Contraste e Combinação Multiespectral (Cor Verdadeira e PseudoCor); Fusão de bandas espectrais.
Recorte geográfico vetorial.
Mapeamento temático de mudanças de uso e ocupação do território.
Aspectos quantitativos e qualitativos de Análises Espaciais de Mudanças no Uso do Solo.
Análises Geográficas.
Álgebra de mapas com LEGAL – Algoritmo de álgebra espacial – sobre as mudanças de uso do solo: reflexão conceitual e aplicação em estudo de caso: Parque Nacional do Catimbau.
Medidas de Classe e Tabulação Cruzada.