Fundação Joaquim Nabuco

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Pesquisas em Andamento

Acompanhamento longitudinal do desempenho escolar de alunos da rede pública de ensino fundamental do Recife.
    O projeto tem como principal objetivo medir o desempenho acadêmico dos estudantes, sob duas óticas. A primeira, a partir da ótica do aluno, a pesquisa analisa como as características sociais, econômicas e culturais do aluno e sua família afetam seu desempenho acadêmico. A segunda ótica, se baseia no estudo do impacto e importância das políticas educacionais e insumos escolares para a performance acadêmica dos estudantes.

Nota:
   A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza desde 2017 a pesquisa “Acompanhamento longitudinal do desempenho escolar de alunos da rede pública de ensino fundamental do Recife” com o objetivo de investigar como o capital escolar e as características socioeconômicas do aluno e de sua família afetam o desempenho acadêmico dos estudantes de escolas do ensino fundamental da rede pública do Recife. Participam da pesquisa alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de 89 estabelecimentos públicos do ensino fundamental de 6º e 7º anos.
   A avaliação do estudante é feita por meio da aplicação de quatro provas com conteúdos de matemática e português durante os anos de 2017 e 2018, além da realização de entrevistas com os alunos, seus pais ou responsáveis, professores e diretores.
   Ressaltamos que todas as informações coletadas por esta pesquisa referentes às escolas, aos alunos, aos pais ou responsáveis, aos professores e aos diretores são confidenciais e de uso e conhecimento exclusivo da Fundaj. Após a conclusão do estudo, os resultados serão divulgados apenas em termos de médias para o conjunto das escolas participantes, garantindo o anonimato de cada agente pesquisado.

Detalhes do trabalho podem ser obtidos junto a uma das coordenadoras da pesquisa, a economista Isabel Raposo, pelo e-mail isabel.raposo@fundaj.gov.br e pelo telefone 3073-6503.

 

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