Fundação Joaquim Nabuco

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Publicações


COMUNICAÇÕES ORAIS 

 :: Eixo Temático 1 - Educação, Currículo E Diversidade Cultural

Coordenadores: Moisés de Melo Santana/UFRPE e Eduardo Pacheco de Aquino Fonseca / FAFIRE

Diversidade Cultural, Políticas Curriculares e Poder. Processos educativos e práticas pedagógicas produtoras e reprodutoras de desigualdades e identidades sociais.  Complexidade, diversidade cultural e educação. Redes de comunicação globais e novas formas de produção de cidadanias interculturais. Linguagem, discurso, poder, representação, identidades e suas implicações na produção de dispositivos educacionais de controle e subalternização de sujeitos. Políticas Curriculares e de subjetivação em processos educativos da educação indígena/ do campo/ inclusiva, de geração, gênero, sexualidade e étnico-racial/ formação de educadores (as) e práticas educativas contra-hegemônicas

:: Eixo Temático 2 - Educação Socioambiental

Coordenadores: Mônica Lopes Folena Araújo/UFRPE e Solange Fernandes Soares Coutinho/Fundaj

Educação socioambiental formal e não formal. Educação socioambiental como instrumento de sustentabilidade. Educação e políticas públicas de Educação Ambiental. Práticas pedagógicas com Educação Socioambiental na Educação Básica e na Educação Superior. Educação socioambiental, formação de identidade e cidadania. Formação de educadores socioambientais.

:: Eixo Temático 3 - Processos De Ensino-Aprendizagem E Avaliação

Coordenadores: Lucinalva Andrade Ataide de Almeida /UFPE-CAA e Patrícia Irene dos Santos/FAFIRE

Teorias e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação em diferentes áreas do conhecimento, níveis e modalidades da Educação Básica.

:: Eixo Temático 4 - Formação De Professores E Práticas Pedagógicas

Coordenadores:
Fernanda Guarany Mendonça Leite/IFPE e Mônica Maria Gadelha Gaspar /UPE- Mata Norte.

Formação de professores e a prática pedagógica em diferentes espaços educacionais e níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, da profissionalização e dos saberes docentes, do currículo, e das representações sociais.

:: Eixo Temático 5 - Trabalho, Educação Profissional E Tecnológica

Coordenadores: Edilene Guimarães/IFPE e Maria Isailma Barros/FPE

Educação Profissional e Tecnológica e a relação com as demandas dos arranjos sociais, econômicos e culturais locais, como proposição de integração com o mundo do trabalho; Formação dos Profissionais para atuar crítica e autonomamente, no enfrentamento da desigualdade social e diferentes formas de exclusão, do trabalho precário, da destruição do meio ambiente e da falta de qualidade de vida da população.

:: Eixo Temático 6 - Gênero, Sexualidade E Direitos Humanos

Coordenadores: Nádia Patrízia Novena/UPE e José Paulino Peixoto Filho/FAFIRE

O Eixo Temático busca analisar e discutir sobre as problemáticas contemporâneas associadas às questões de gênero e sexualidade e as repercussões das políticas públicas – e/ou ausência delas, – para a afirmação/negação dos direitos e da cidadania do grupo LGBT. Buscamos aprofundar temas como: a escola e o seu papel na produção das subjetividades/identidades de gênero e sexual; a escola como lugar de opressão e sujeição de mulheres e jovens LGBT; as políticas de formação de professores para o trato das categorias de diversidade sexual e de gênero; o acesso e permanência de LGBTs na escola; currículo escolar como dispositivo de produção das categorias de gênero, sexualidade e direitos humanos.

:: Eixo Temático 7 - Educação De Crianças De 0 A 6 Anos

Coordenadores: Conceição Gislane Nóbrega de Sales/UFPE-CAA e Juceli Bengert Lima/Fundaj

Concepções de Infância. História social da infância e Educação Infantil. Infância, diversidade e desigualdade. Infância, linguagens e ludicidades. Formação de Profissionais da Educação Infantil. Ação pedagógica com os bebês. Infâncias, Cultura, Mídia e Tecnologias. Currículo na Educação Infantil. Práticas Escolares e Infâncias. Políticas Educacionais para a Infância.

:: Eixo Temático 8 - Políticas E Gestão Educacional

Coordenadores: Luciana Rosa Marques/UFPE, Henrique Guimarães Coutinho /Fundaj e Verônica Soares Fernandes/Fundaj

Estado e educação; ações e programas governamentais no setor educacional empreendidos por distintas esferas político-administrativas (federal, estadual e municipal); financiamento educacional; avaliação da educação; gestão da educação e da escola.

:: Eixo Temático 9 - Movimentos Sociais, Educação No E Do Campo

Coordenadores: Ângela Monteiro/UFPE-CAA, Janssen Felipe da Silva/UFPE-CAA

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; A educação de jovens, camponeses, indígenas e demais povos do campo; Experiências empreendidas por mulheres, afrodescendentes e outros coletivos em ações de educação não-escolar no campo;  Educação do Campo  e no campo, formal e não formal; Juventudes em diferentes ações coletivas no campo; Protagonismo dos movimentos sociais nas experiências de Educação do Campo e trajetórias juvenis;  Políticas públicas para a Educação do Campo; Relações entre o Estado, movimentos sociais populares do campo e a educação;  Formação  docente  e Educação do Campo; Licenciaturas em Educação do Campo; Educação do Campo, territorialidade, desenvolvimento sustentável e agroecologia; Trabalho docente nas escolas do campo; Planejamento e gestão democrática na Educação do Campo; Organização pedagógica das escolas do campo.

:: Eixo Temático 10 - Educação E Suas Tecnologias

Coordenadores: Marcos Antônio R.P. de Lucena/FUNDAJ)/Patrícia Smith  Cavalcante/UFPE e Sérgio Paulino  Abranches/UFPE.

Educação, práticas e uso de tecnologias da informação e comunicação; educação a distância; integração de mídias e educação tecnológica; robótica na educação; games na educação.

:: Eixo Temático 11 - Ensino De Sociologia E Educação

Coordenadores: Rosane Alencar (UFPE/Fundaj), Fabiana Ferreira (UFPE/Fundaj) e Alexandre Zarias (Fundaj/UFPE).

Desafios presentes na educação, no que se refere ao ensino de Sociologia, buscando ampliar a compreensão sobre o caráter da disciplina no contexto do ensino médio. Estimular as discussões acerca do processo de transposição didática das teorias do campo das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), a partir de reflexões, estudos de caso, pesquisas e/ou relatos de experiências sobre os modos como professores de Sociologia e estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais vêm construindo suas práticas de pesquisa e as experiências na prática escolar cotidiana.

 

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