Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Comunicação Oral

Eixo Temático 1 – Currículo: teoria, práticas e políticas

 

Eixo Temático 1 – Currículo: teoria, práticas e políticas

Data/Horário/Sala

Título

Autoria/Instituição

 

02/12

Manhã

Sl. 49

Funções do tempo curricular na Educação de Jovens e Adultos: coordenação e regulação

Maria Cândida Sérgio

(FAESC)

 

Modernidade e pluralidade: o impacto destes pressupostos filosóficos e sociológicos sobre a educação

Ezir George Silva (Fafica)

Proposta pedagógica do Programa Escola Aberta: estudo de caso no município de Jaboatão dos Guararapes

 

Cáthia Cristina Rabelo dos Santos

(SEEL/Recife)

 

02/12

Tarde

Sl. 49

Currículos de História, espaços e identidades culturais

Luciana Araújo Cavalcanti

José Batista Neto

(UFPE)

 

Ensino Médio no SESI-PE e Educação Profissional no SENAI-PE através do Projeto EMEP (Ensino Médio e Educação Profissional): currículo (des)articulado?

 

Antonio Marcos Alves Oliveira

(UFRPE)

Estado da arte na pesquisa em Educação: focalizando a prática pedagógica

Lizandre Maria Lins Machado

Eliene Lacerda Pereira

(UFPE)

 

Eixo Temático 2 - Educação e Diversidade Cultural

Data/Horário/Sala

Título

Autoria/Instituição

 

 

03/12

Manhã

Sala 49

Ações afirmativas: um estudo sobre a Integração do aluno negro na universidade

 

Tamyris Proença Bonilha (Unicamp)

Discurso midiático e processos de subjetivação: a telenovela como lugar de aprendizagem, O

Ana Paula Rufino dos Santos (UFPE)

Rosângela Tenório de Carvalho

(UFPE/Fundaj)

 

Educação de Jovens e Adultos, práticas discursivas e a construção de identidades étnico-raciais

 

Dayse Cabral de Moura

(UFPE)

Práticas educativas em práticas culturais

Yolanda Elisa de Azevêdo Poch (UFPE)

 

Representações sociais da criança negra na Educação Infantil: mecanismos de discriminação, As

Caroline Felipe Jango da Silva

Ângela Fátima Soligo

(Unicamp)

 

Eixo Temático 3 - Educação e Memória

Data/Horário/Sala

Título

Autoria/Instituição

 

02/12

Tarde

Sl. 46

Educação patrimonial e ensino de História da Educação:o uso do memorial escolar

 

Shirleide Pereira da Silva Cruz (UFPE)

Escola Estadual Professor José Inácio de Sousa (1960-1980): um projeto político e pedagógico contra-hegemônico? A

 

Carlos Antônio Barbosa Firmino

(CEFET/MA)

Higiene ensinada na instrução primária de Pernambuco através do Primeiro Livro de Leitura de Felisberto de Carvalho para obter o homem transformado, A

 

Rozélia Bezerra

(UFRPE)

 

03/12

Manhã

Sl. 46

Memória de intelectuais do Nordeste: fonte para a História da Educação e dos livros didáticos

 

Rozélia Bezerra

(UFRPE)

Quem “construiu” esse liceu? Dimensões de uma história mal contada da educação em Pernambuco

 

Itacir Marques da Luz

(UFPB)

Eixo Temático 4 - Educação e Movimentos Sociais

Data/Horário/Sala

Título

Autoria/Instituição

 

02/12

Manhã

Sala 46

Educação e o movimento: prática educativa no assentamento do MST, A

 

Alzilene Ferreira da Silva (UFRN)

Exclusão social em relação ao cidadão apenado: uma experiência na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru

 

Irene Luiza Rodrigues Neta

(Fafica)

 

SERC - Serviço de Estimulação e Reabilitação na Criança - conhecendo o movimento social, suas limitações e ações pedagógicas

Joelma D. de Farias

Aurileide P. de Melo

Chalice de A Pinheiro

Marion T. de Quadros

(UFPE/CAA)

 

Eixo Temático 5 - Ensino e Aprendizagem

Data/Horário/Sala

Título

Autoria/Instituição

 

02/12

Manhã

Sl. Aloísio Magalhães

Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos no município do Recife, A

Ana Paulo Russo Villar

Janssen Felipe da Silva

(UFPE)

 

Brincadeiras dirigidas no contexto escolar

Juscelina Miguel da Silva

Maria Manoela Galindo

Patrícia Guerra

Hulda Helena Coraciara Stadtler

(UFRPE)

 

Contradições do planejamento e da avaliação na perspectiva de formação integral no ensino técnico, As

Carlos Antônio Barbosa Firmino (CEFET/MA)

Ana Paula Furtado Soares Pontes (UFPB)

 

Interação social e argumentação matemática: o papel do professor

Jesica Barbosa Dantas

Janssen Felipe da Silva

(UFPE)

 

 

02/12

Tarde

Sl. Aloísio Magalhães

Ensino de História e letramento escolar: novas perspectivas teóricas e práticas

Gustavo Manoel da S. Gomes

Sandra Helena Dias de Melo

(UFRPE)

 

Prática docente dos professores de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, A

Mª Tereza F. G. N. Filgueiras (UFPE)

Carmi Ferraz dos Santos (UFRPE)

 

Práticas de alfabetização no 1º ciclo do Recife: o que os alunos aprendem? Como os professores ensinam?

Magna do Carmo Silva Cruz (SEEL/Recife; SE/Jaboatão)

Eliana Borges Correia de Albuquerque (UFPE)

 

Que dizem os professores do livro didático de Matemática que utilizam? Quais as estratégias realizadas ao propor problemas de estrutura aditiva a partir do mesmo?

Esmeralda Maria de Oliveira

(SEEL/Recife)

Gilda Lisboa Guimarães

(UFPE)

 

 

03/12

Manhã

Aluísio Magalhães

 

Diálogo das crianças com o discurso escolar no debate em sala de aula, O

Francisca Maura Lima

Telma Ferraz Leal

(UFPE/CEEL)

 

Entre “ensino de gramática” e “análise lingüística”: um estudo sobre mudanças em currículos e livros didáticos

Alexsandro da Silva (UFPE/CAA)

Artur G. de Morais (UFPE)

 

Escrita como objeto de ensino no livro didático de Língua Portuguesa, A

Elaine Cristina N. da Silva

Elizabeth Marcuschi (UFPE)

 

Tratamento da produção de gêneros textuais do contexto midiático em livros didáticos de Língua Portuguesa, O

Elaine Cristina N. da Silva

Elizabeth Marcuschi

(UFPE)

 

 

03/12

Manhã

Sl. C

 

Educação Ambiental com enfoque no desenvolvimento sustentável em ecossistema de manguezais na comunidade de São Bento, em Abreu e Lima – PE

Adriano Sotero da Silva

Vivian Vanessa A. Almeida

Rosa Maria Saraiva

Edílson Carneiro Silva

João M. de Sousa (UFRPE)

 

Educação Ambiental: preservação em forma de gincana

Milena Lopes da Silva

Maria Francirlé Vieira Xavier

(SESC)

 

Ética e cidadania na escola: intervenção consciente na realidade social

Creuza Frinéia Rolim de Crasto (Colégio Multivisão)

 

Eixo Temático 6 - Formação de Professores

 

02/12

Manhã

Sl. C

Concepções e práticas de formação continuada com professores/as dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental

Edlamar Oliveira dos Santos

José Batista Neto

(UFPE)

Formação de professores de Educação Física - concepções teóricas e proposições curriculares: realidade e possibilidades

Evilásio Martins Vieira

(UFPE)

Formação de professores e letramento cultural: para uma agenda de trabalho e investigação

José Afonso Chaves

(ISF)

Prática docente no ensino da Matemática na percepção de estudantes de Pedagogia, A

Juceli Bengert Lima

(Fundaj)

Representações sociais dos licenciandos em Matemática no processo de formação inicial, As

Rejane Dias da Silva

(UFPE/CAA)

Contribuições do pensamento de Paulo Freire para a formação de mães sociais

Viviana Santiago da Silva

Antônio Correia da Silva (Aldeias infantis SOS)

Gestão escolar: participação dos professores na organização do trabalho pedagógico - um estudo no campo de estágio

Paulo Ferreira P. Filho

Rafaela Coelho de Lima

Theresa C. M. Santana

Kalyne M. dos Santos

Jaqueline B. da Silva

(Faintvisa)

Moda na “moda construtivista”: orientações para uma análise de idéias educacionais sob o efeito de moda, A

Luiz Artur dos Santos Cestari

(UESB)

Uso do cinema no espaço pedagógico: um olhar além das telas na construção do conhecimento, O

Maria do Rozário A. da Silva

Alexandre Simão de Freitas (UFPE)

Eixo Temático 7 - Política e Gestão Educacional

 

02/12

Manhã

Sl. Edmundo Moraes

Caminhando com o tempo - a gestão da Educação Infantil no Recife

Verônica Soares Fernandes

Nathalie Barros (Fundaj)

Grêmio estudantil: realidade e perspectiva frente à gestão democrática da escola

Wilson Rufino da Silva

(Fafica)

Parcerias em Educação: o caso do Ginásio Pernambucano

João Carlos Zirpoli Leite

(UFPE)

Política de ciclos na rede municipal de ensino de Recife: o ciclo de alfabetização (1986-1988) e os ciclos de aprendizagem (2001-2008), A

Irenice Bezerra da Silva

(UFPE)

02/12

Tarde

Sl. Edmundo Moraes

 

Autonomia da escola no cenário educacional de Pernambuco: um percurso em meio à outorga e construção, A

Luis Carlos Marques Sousa

(UPE/FFPNM)

Avaliação da aprendizagem e participação familiar: um ponto de intersecção

Priscila Ximenes de Souza

Maria Elizabeth Varjal (UFPE)

Integração da qualificação profissional e Ensino Fundamental (EJA): o PROJOVEM em Recife-PE

Maria Ângela Alves de Oliveira

(UFPE)

Ser professor - a concepção de docência e os desafios da profissionalização em Pernambuco

Ana Paula Furtado Soares Pontes (UFPB)

 

03/12

Manhã

Sl. Edmundo Moraes

Conselho Municipal de Educação da cidade da Jurema: forma de atuação no processo de gestão democrática do sistema educacional

Quitéria Luciete da Silva

(UFPE)

Educação e desenvolvimento local: uma comunicação que se integra no PPP

Luis Carlos Cipriano (UFRPE)

Gestão democrática e financiamento da educação: a participação da comunidade escolar na definição das prioridades

Aurileide Pessoa de Melo

Joelma Douglas de Farias

(UFPE/CAA)

Legislação e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: um diálogo sobre as concepções de educação e avaliação

Bruna Tarcília Ferraz

(UFPE)

Navegando em: EPEPE