Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Apresentação


O III EPEPE – ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, é uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco, organizada pela Coordenação Geral de Estudos Educacionais, órgão da Diretoria de Pesquisas Sociais, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 Esta 3ª edição consolida o EPEPE como espaço de comunicação, socialização e intercâmbio das pesquisas em educação desenvolvidas nos programas de pós-graduação e instituições de pesquisa do Estado de Pernambuco. O tema geral deste III EPEPE - EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: QUALIDADE SOCIAL EM QUESTÃO aponta para a preocupação ética, presente nas pesquisas em educação, de contribuir para o aperfeiçoamento da política de educação, o que, sem dúvida, requer uma maior participação da sociedade na gestão pública.

 Desta forma, este encontro objetiva promover o debate sobre a função da pesquisa na qualificação da educação pública. E, além disto, possibilitar oportunidades de intercâmbio que contribuam no aperfeiçoamento dos referenciais teórico-metodológicos construídos pelos diversos grupos de pesquisa atuantes no estado, bem como na formulação de estratégias para a melhoria de condições de desenvolvimento acadêmico-científico.

 Os trabalhos apresentados no III EPEPE, todos relativos a pesquisas com resultados parciais ou concluídas, foram selecionados a partir de textos completos em que os avaliadores desconheciam as autorias. Os trabalhos, comunicações orais e pôsteres, foram organizados segundo os Eixos Temáticos, assim definidos:

  1. Educação e Diversidade Cultural
  2. Educação e Memória
  3. Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação
  4. Formação de Professores
  5. Política e Gestão Educacional
  6. Educação, Ciência e Tecnologias

 Esta publicação celebra o intenso trabalho desenvolvido pelos organizadores e pela Comissão Científica do evento, trabalho este que possibilita socializar textos que são, também, produtos de outros intensos trabalhos desenvolvidos por autores que se dedicam à pesquisa em educação.
 

Recife, agosto de 2010.

 

Mauricio Antunes Tavares

Pesquisador-Coordenador CGEE/Fundaj

Navegando em: EPEPE