Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Apresentação

Nosso Tema
“Educação e Desenvolvimento na Perspectiva do Direito à Educação”

A Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), órgão da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco, realizará o V EPEPE nos dias 27 a 29 de agosto na Unidade Acadêmica de Garanhuns/UAG da UFRPE.
O Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, é uma realização bianual da Fundação Joaquim Nabuco( FUNDAJ) que chega em 2014, à sua 5ª edição.
A 1ª edição do EPEPE foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2006, tendo como tema "A pesquisa educacional em Pernambuco: desafios e perspectivas". Nessa iniciativa pioneira, o EPEPE contemplava duas formas de participação: Mesas Redondas, para os pesquisadores, e Exposição de Pôsteres, para os pesquisadores em formação. As três primeiras versões do EPEPE foram realizadas em Recife. Em 2012, o IV EPEPE aconteceu em Caruaru, tendo como tema "Pesquisa e Educação na Contemporaneidade: Perspectivas Teórico-metodológicas", com as características de um encontro itinerante, contribuindo com a interiorização do debate educacional no estado. Nesse sentido concretiza a sua inserção nos espaços de pesquisa educacional em Pernambuco, tendo como meta promover a maior participação da comunidade acadêmica e científica e contribuir para divulgação e difusão das pesquisas em educação realizadas na graduação e pós-graduação.

Dando continuidade à proposta de interiorização, o V EPEPE acontecerá nos dias 27 a 29 de agosto na Unidade Acadêmica de Garanhuns/UAG da UFRPE e conta com parceiros como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE Recife e Garanhuns), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE Recife e Caruaru), Universidade de Pernambuco (UPE – FFPNM), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Faculdade Frassinetti de Recife (FAFIRE), Secretaria de Educação do Estado, Secretaria Municipal de Educação de Recife, Secretaria Municipal de Educação de Caruaru e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). 

Nossos objetivos são:Promover espaços de comunicação, socialização e intercâmbio das pesquisas científicas e experiências acadêmicas vinculadas aos programas de pós-graduação e instituições de pesquisa em educação do Estado de Pernambuco, no sentido de:Socializar os resultados das pesquisas em educação realizadas por grupos de pesquisas, pesquisadores, professores e estudantes das instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de Pernambuco.Analisar e discutir referenciais teóricos e metodológicos relacionados às temáticas de pesquisa em educação.Articular os grupos de pesquisa na discussão de políticas voltadas à educação, em todos os níveis, bem como na formulação de estratégias para a melhoria de condições de desenvolvimento acadêmico e científico.A Coordenação

Navegando em: EPEPE