Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

ZECA VIANA LANÇA VIDEOCLIPE EM SHOW

Assim como a música, o videoclipe de Olhar de Neon também foi produzido de forma independente (Foto: Divulgação)Assim como a música, o videoclipe de Olhar de Neon também foi produzido de forma independente (Foto: Divulgação)

Por Lara Ximenes

Desde o início de sua carreira solo, em 2007, o cantor, compositor e multi-instrumentalista da cena independente Zeca Viana produz uma música que dialoga com o cinema e as artes visuais, incorporando referências da cultura pop ao seu trabalho lo-fi – ou low-fidelity, estilo de produção musical que usa técnicas de gravação de baixa fidelidade.

Não foi diferente com a música Olhar de Neon, cujo videoclipe que será lançado nesta quinta-feira (03) na Galeria Café Castro Alves. A faixa faz parte do seu disco mais recente, Estância, lançado em julho deste ano, cujas músicas abordam, predominantemente, a noite e o bairro homônimo da Zona Oeste do Recife.

“A ideia do meu disco Estância envolve muito a paisagem sonora. Minha intenção era você fechar os olhos e ao escutar a música, imaginar”, revelou Viana, cujas referências para Olhar de Neon estão ligadas ao visual. “Ritchie, o cantor do sucesso ‘Menina Veneno’ é uma das minhas inspirações justamente por ter uma música descritiva, que você imagina como se fosse uma história”, complementou o ex-integrante das bandas Asteroide B-612, Rádio de Outono e Volver, contando também ter buscado inspiração na banda The Stone Rose para a quinta faixa de Estância.

Para dirigir o videoclipe de Olhar de Neon, Zeca contou com o apoio do diretor Thiago Merces, cuja experiência com o audiovisual já se faz presente desde sua direção no curtametragem Tu (2014), destaque do II Recifest ano passado, e no seu trabalho como diretor de arte no curta Remanso (2015), da diretora Aline de França, destaque na mostra Viva Sapata do 23º Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade, em São Paulo.

 

Além de Thiago, outros alunos do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco formam a ficha técnica do clipe. “Gosto da forma independente como o pessoal de Cinema da UFPE trabalha. Tenho uma identificação com eles também nas ideias, tanto é que esse é o primeiro videoclipe que eu não participo diretamente do processo. Deixei na mão do Thiago”, afirmou Zeca, que tem a sétima arte como uma grande expoente do seu trabalho, em particular as trilhas sonoras.

O evento de lançamento do clipe, realizado pela 4ª Dimensão Produções e da Mídia Ativa, conta com discotecagem Lo-fi e show da banda Verdes & Valterianos, além de uma mostra retrospectiva com os videoclipes de Zeca e enfim a apresentação pública de Olhar de Neon com o diretor Thiago Merces, dando sequência ao show de Zeca.

FAÇA VOCÊ MESMO

Para Zeca Viana, que produziu Estância de forma caseira em seu home studio, trabalhar com música de forma independente é o melhor caminho para se trilhar. Em 2010, o músico criou a coletânea Recife Lo-Fi, onde reunia virtualmente bandas e artistas do gênero dentro e fora do Recife.

“Há cinco anos, quando criei a coletânea Recife Lo-fi, eu já sentia o começo dessa tendência de fazer as coisas você mesmo começando. É uma forma de desburocratizar a música num lugar onde é tão difícil ser aprovado pelos editais públicos de cultura. Ao trabalhar com música independente, é a vontade de fazer que te move”, afirmou Zeca.

Para quem está começando no meio independente, Zeca afirma que se dedicar a estudar a produção é essencial. “Você não precisa gastar dinheiro, e sim neurônios – sentar e estudar como produzir sozinho. Com a internet isso é bem mais fácil. O grande trunfo dessa história é conhecer tecnicamente como produzir”, disse o músico.

Outra vantagem da cena independente é o espírito colaborativo entre os artistas. “Edital não deixa de ser uma forma de concorrer. Você manda todo seu material em anexo, discos, recortes da imprensa e não é aprovado por ‘não ter mérito artístico’. Quem julga quem tem mérito artístico, então? Por conta disso muita gente está correndo por fora e ocupando a cidade com música de forma independente, colaborativa. Muitas vezes a realidade desses editais não condiz com a realidade do que acontece na cena. Ao ignorar o independente, a grade dos eventos públicos como circuitos carnavalescos e juninos se torna engessada, e não dinâmica, criativa”, afirmou Zeca Viana, que além de músico é professor de filosofia.  “Também acho que a independência real envolve trabalhar com outras coisas para não ter rabo preso com ninguém”, finaliza Viana.

SERVIÇO

Show de lançamento do videoclipe Olhar de Neon, de Zeca Viana, com discotecagem lo-fi e show da banda Verdes e Valterianos

- Data: 03 de dezembro (quinta-feira)

- Horário: a partir das 19h

- Endereço: Galeria Café Castro Alves, R. Cap. Lima, 280 - Santo Amaro, Recife - PE

- Evento gratuito

- Ficha técnica: Direção: Thiago Merces

Direção de Fotografia: Paloma Barros

Produção: Thiago Merces e Jéssica Otaviano

Assistência de produção: Rodrigo S. Pereira e Hellen Laílla

Direção de arte: Hellen Laílla

Montagem e Finalização: Raian Oliveira

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Navegando em: Comunicação Blog da Fundação Notícias ZECA VIANA LANÇA VIDEOCLIPE EM SHOW