Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size



Apresentação

O Observatório Social do Nordeste – OBSERVANORDESTE constitui um fórum permanente de acompanhamento, reflexão e debates qualificados sobre a realidade social da Região Nordeste do Brasil, compreendida no seu recorte tradicional de nove estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Contudo, não adota uma visão “regionalista”, estreita, por entender que a problemática regional estende-se para muito além dos limites da Região, numa contextualização nacional e internacional.

O OBSERVANORDESTE é um programa interinstitucional da Fundação Joaquim Nabuco, executado mediante parcerias, operando tanto em ambiente físico como virtual. Periodicamente realiza conclaves presenciais denominados Simpósios OBSERVANORDESTE, voltados para temáticas específicas selecionadas em decorrência de suas atualidades, com a participação de convidados de todo o país. Dispõe de uma página (home-page) hospedada no sítio eletrônico da Fundação Joaquim Nabuco (www.fundaj.gov.br/observanordeste), onde publica seus materiais. Em decorrência de necessidades específicas, realiza eventos especiais e utiliza veículos de publicação impressos (boletins, revistas, brochuras temáticas, etc.) para o alcance dos seus objetivos.

Trata-se de uma rede de articulação voluntária no campo do conhecimento que reúne pesquisadores e técnicos vinculados à Fundação Joaquim Nabuco, universidades, órgãos públicos e privados e organizações não governamentais, bem como por jornalistas, intelectuais e políticos diversos, tendo-se sempre em consideração para suas participações a capacidade de reflexão e elaboração crítica.

Navegando em: Observanordeste