Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, 1862-2012: uma bibilografia aos 150 anos.

FONTE: Acervo da Fundação Joaquim Nabuco

Organizada por Lúcia Gaspar
Colaboração de Henrique de Vasconcelos Cruz
Diagramação Amanda Lima

NOTA EXPLICATIVA

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por intermédio da sua Biblioteca Central Blanche Knopf, presta uma homenagem ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), por ocasião dos seus 150 anos, disponibilizando um inventário bibliográfico sobre sua trajetória de 1862 a 2012. Além do levantamento bibliográfico – utilizando como fonte o acervo da Biblioteca – foi também elaborada uma cronologia, buscando contribuir para o registro de sua memória institucional. Incluiu-se ainda, imagens de documentos do acervo da Fundaj.

Organizado cronologicamente, o inventário abrange livros, folhetos, artigos e matérias publicados em periódicos – principalmente da coleção da Revista do IAHGP existente na Biblioteca – sobre a história e as atividades do Instituto Arqueológico. Foi preservada a ortografia original do documento.

Após cada referência está indicado, entre colchetes, o código de acesso da publicação no acervo. Visando facilitar a consulta da bibliografia, foi elaborado um índice (autor, título e assunto), que remete para o número das referências. No índice, os títulos estão em itálico e os artigos, definidos e indefinidos, foram colocados após o título, como recomendam as normas de indexação brasileiras.

Ao disponibilizar o catálogo no portal da Fundaj, a Biblioteca Central Blanche Knopf, além de homenagear o Instituto, está cumprindo a missão de divulgar melhor seu acervo, democratizando e facilitando aos pesquisadores o acesso à informação.

:: Consulte a bibliografia completa,
faça download do arquivo em pdf

Navegando em: Home