Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Exposição "Receitas", do Coletivo Comestível, no Museu do Homem do Nordeste

:: Por Rafael Mello
   Ascom/Fundaj 

“Receita de permeabilidade: jogar fora tudo o que você pensa.”

Até 27 de dezembro a sala Waldemar Valente do Museu do Homem do Nordeste, na Fundaj - Casa Forte, expõe prescrições como esta. A mensagem faz parte da mostra “Receitas”, realizada pelo Coletivo Comestível, composto pelos artistas Bruna Rafaella Ferrer, Lyara Oliveira, Patrícia Francisco e Marcelo Salum.

O grupo existe desde 2011 e busca encontrar uma realidade não puramente visual a partir do registro de receitas populares coletadas no meio de feiras e parques de diversas cidades.

“Nós nos encontrávamos em nossas casas para discutir sobre arte, mas acabávamos falando de comida. Percebemos a necessidade de dar continuidade às discussões e criar um coletivo”, explica Bruna Rafaella Ferrer.

Essa é a primeira vez que os artistas expõem seu material em um museu. Em papel manteiga e com caixotes de feira como bancos, a exposição dispõe algumas das receitas coletadas em São Paulo, Barcelona e Recife, projetando imagens feitas durante esse processo.

Receitas” ainda insere peças do acervo do Museu do Homem do Nordeste e se integra com a feira agroecológica realizada nos jardins do museu às sextas.

“É interessante o diálogo entre a arte contemporânea com o acervo do Museu. As receitas revelam faíscas de um modo de vida”, disse Silvia Barreto, servidora da Fundaj, que acompanhava a mostra após beber um suco de coco da feira orgânica.

A exposição promove um exercício de linguagem entre o museu e a rua. Só em colocar uma mesa no meio de uma praça com os dizeres “Receitas” já é uma intervenção que quebra a lógica do espaço urbano.

“Uma vez perguntara nos perguntaram se estávamos dando receitas médicas”, relembra Marcelo Salum.

A ideia é escutar o espaço para transformá-lo em lugar. Os registros transcritos em caligrafia manual dão caráter intimista, em uma coerência fragmentada, mas que ao mesmo tempo está integrado “como no pirão, na lógica de se aproveitar tudo”, dizem os integrantes.

Durante a coleta dos registros, por vezes os artistas perguntam aos transeuntes: “Qual a receita da sua vida?”

“Da vida é um pouco difícil, mas eu tenho uma de arroz integral que é ótima!”, reponde Marcelo.

Mais informações sobre o Coletivo Comestível: http://coletivocomestivel.blogspot.com.br/

 

:: Saiba Mais

O Coletivo Comestível apresenta a mostra “Receitas” enquanto desdobramento da ação de coleta de relatos nas ruas. Na pesquisa o grupo propõe uma experiência dialógica que intenciona promover uma breve pausa no cotidiano para a troca de conhecimentos e experiências. O grupo entende que a captura de receitas no espaço público urbano, age como um dispositivo de alteridade capaz de gerar e transmitir algo além da união de determinados ingredientes. Uma forma de investigar, nesse local de enfretamento, de contato entre diferentes identidades e da ação corriqueira, como estabelecemos relações pessoais e como a experiência artística emerge potencialmente desses encontros.


A exposição “Receitas” consiste na apresentação de registros das ações realizadas pelo grupo em diversos espaços urbanos, acrescida da apresentação de peças integrantes do acervo do MUHNE. A proposta é estabelecer relações entre a memória e a vida cotidiana das cidades. Compõe a mostra registros realizados em São Paulo e Barcelona, e das ações realizadas em Recife, entre os dias 19 e 26 de setembro de 2014.

O Coletivo Comestível é um grupo de artes visuais que reúne artistas amigos de diferentes origens. Bruna Rafaella Ferrer (Recife), Lyara Oliveira, Marcelo Salum e Patrícia Francisco (São Paulo), com colaboração de Rafaela Jemmene (São Paulo). O desejo desse encontro é criar um ambiente de aprofundamento das relações habitualmente construídas no meio artístico e elaborar propostas de experiências artísticas colaborativas. Essa pesquisa coletiva está voltada para uma investigação das relações de afeto, memória e vivência compartilhada entre os indivíduos e os espaços públicos.

O processo de gerar a ação Receitas acontece em meio a ação conjunta de construir um coletivo, de nome Comestível. Leva-se em conta, nessa ação, a noção de público, porém tomando como relevante o singular e o específico de cada espaço. Desse modo transforma-se os espaços em lugares. Os espaços criados pela ação tem como pressuposto a noção de público, porém esta é tomada em forma de uma rede de afinidades, de um trânsito eletivo de afetos. As ações foram realizadas em locais distintos entre 2011 e 2014: uma praça – a Praça Rotary, em São Paulo, 2011; uma feira livre no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, 2011; um largo – o Largo da Batata, também em São Paulo, 2012; um edifício tomado por um coletivo de dança em Santo André, outra no evento Viva o centro, em São Paulo, 2013, e uma instituição de experimentação artística – EART - Experimentem amb l’Art, em Barcelona, 2014. Além disso, o Coletivo participou de uma série de eventos para reflexão de seu processo promovidos por universidades e outras instituições culturais, tais como: o ciclo de debates sobre investigação da prática artística coletiva no Núcleo Intermeios de crítica e curadoria - Intermeios - Casa de Arte e Livros, 2011; o evento CORPOCIDADE realizado em Salvador – UFBA, em articulação ao 3o encontro Cidade & Cultura (Pró- Cultura - CAPES/MinC e ao projeto de pesquisa Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea (Laboratório Urbano - PRONEM - FAPESB/CNPq), 2012; e do evento da UNESP Arte- Pesquisa: Inter-Relações, na USP, 2012, todos em São Paulo. Em 2013 a ação foi realizada participando do evento Encontro de Arte Coletiva do ABC paulista.

Para mais informações sobre o grupo pode-se consultar o blog coletivocomestivel.blogspot.com

MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE - Sala Waldemar Valente
Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte. Recife, PE. Brasil.

Visitação 27 de setembro a 27 de dezembro de 2014
Terça a sexta das 8h30 às 17h
Sábado e domingo das 13h às 17h

Informações e agendamentos para escolas e grupos: 3073. 6340/3073.6331

www.fundaj.gov.br | museudohomemdonordeste@fundaj.gov.br


Navegando em: :: Outras Notícias Exposição "Receitas", do Coletivo Comestível, no Museu do Homem do Nordeste