Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Folhetos, extinto museu do açúcar, catálogo

Conteúdo:

Apresentação
1. Referências Bibliográfica
s2. Índice de Título
3. Índice de Assunto

APRESENTAÇÃO

Com o objetivo de contribuir para o trabalho de estudiosos e pesquisadores, foi organizado  este catálogo contendo referências bibliográficas da coleção de folhetos do acervo do extinto Museu do Açúcar, doada à Biblioteca Central Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco.

Os folhetos tratam dos mais variados assuntos, como a cultura da cana-de-açúcar, o álcool e a indústria açucareira no Brasil e no exterior; agricultura; política e governo; antropologia e folclore nacionais. Alguns podem ser considerados preciosos, pois além da tiragem reduzida, datam do final do século XIX e início do XX, como os relatórios da Companhia Engenho Central de Quissaman (itens 209-213); os estatutos da Cooperativa Açucareira de Pernambuco (itens 266-267); relatórios e estatutos de diversas usinas pernambucanas (ver índice de assunto); conclusões da Conferência Açucareira da Bahia, em 1902 (item 257); estudos sobre o ante-projeto e o Estatuto da Lavoura Canavieira (ver índice de assunto); Plataforma do senhor José Maria Bello: candidato ao governo de Pernambuco no período de 1930-1934 (item 104); Ante-projeto de reforma agrária, de 1962 (item 640), entre outros.

As referências bibliográficas estão organizadas por ordem alfabética de autor/título.  Após cada referência está indicado, entre colchetes, o número de acesso ao documento no acervo. Visando facilitar a consulta, foram elaborados índices de assunto e de título, remetendo para o número de ordem das referências. No índice de título, os artigos foram colocados após o título, como recomendam as normas de indexação.

A coleção encontra-se disponível no setor de obras raras e preciosas da Biblioteca Central Blanche Knopf.

Recife,  27 de agosto de 2008

:: Consulte o catálogo completo,
Faça download do arquivo em pdf

Navegando em: Home