Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Álvaro Lins

[Organização]
Veronilda Santos
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Lúcia Helena Carvalheira Franco
Coordenadora Geral da Biblioteca Central Blanche Knopf

[Colaboração]
Humberto França
Coordenador de Projetos Especiais do Museu do Homem do Nordeste

Apresentação

A Biblioteca Central  Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco, coloca à disposição do leitor por meio deste inventário bibliográfico e documental,  mais uma fonte de trabalho e pesquisa sobre Álvaro Lins, escritor pernambucano, crítico literário e embaixador do Brasil em Portugal no período de 1956 a 1959.  
O lançamento do inventário coincide com o Seminário Internacional Portugal-Brasil: Ditadura e Democracia. Uma Homenagem a Álvaro Lins, evento promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, através da Diretoria de Documentação, em comemoração ao 45º aniversário de sua obra Missão em Portugal e dos 35 anos de sua morte.
          
Foram consultados os acervos da Fundação Joaquim Nabuco (Biblioteca Central, Centro de Literatura Mauro Mota e Cehibra) e das Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco e Universidade de Campinas, São Paulo.           
Organizado em ordem cronológica, o inventário inclui referências de livros, folhetos, artigos de revistas e jornais, contribuições em obras literárias (estudos, prefácios, posfácios, nota, apêndice), correspondências, além de publicações sobre o escritor.

Ao final de cada referência está indicada a sigla da instituição onde o documento pode ser encontrado.

Visando facilitar a consulta foi elaborado um índice onomástico e  de títulos que remete ao número seqüencial da referência.

Recife,  02 de junho de 2005

:: Consulte a bibiliografia completa,
faça download do arquivo em pdf

Navegando em: Home