Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Catálogo

Lúcia Gaspar / Virginia Barbosa
Albertina Malta/ Carlos Ramos / Maria Falcão

Com o objetivo de fazer um inventário do acervo referente a Joaquim Nabuco, existente em diversos setores da Fundação Joaquim Nabuco, foi elaborado este catálogo que contém a documentação bibliográfica, textual, iconográfica e audiovisual da Instituição.

Além da inclusão de uma cronologia de Nabuco, elaborada por Manuel Correia de Andrade, em 1992, o trabalho foi dividido em quatro partes: obras de autoria de Joaquim Nabuco; obras sobre Joaquim Nabuco; biblioteca pessoal de Joaquim Nabuco e a referência com resumo do jornal O Abolicionista (1880-1881), criado, presidido e publicado no Rio de Janeiro por Nabuco. Dentro de cada item, as referências, elaboradas de acordo com NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estão organizadas por tipologia documental (livros, opúsculos, artigos de periódicos, manuscritos, iconografia, audiovisuais) e, dentro de cada tipologia, seguem a ordem cronológica.

Após cada referência está indicado, entre colchetes, o código de acesso ao documento no acervo. Objetivando facilitar a consulta, foi elaborado um índice de autor e título, remetendo para o número de ordem das referências. Como recomendam as normas, foi respeitada a ortografia original dos documentos e, no índice, os artigos iniciais  dos títulos foram colocados no final,  separados por vírgula.  Recife, 18 de agosto de 2008.

Faça aqui o download do arquivo em pdf.

:: Catálogos da Correspondência de Joaquim Nabuco
Joaquim Nabuco, correspondência, catálogo 

Fiel ao espírito de sua época, Joaquim Nabuco foi um incansável epistológrafo. Sua dimensão pública e seu inato talento de escritor propiciaram que não só o pensador e o político se manifestassem em livros e periódicos, mas igualmente em cartas, bilhetes, cartões e telegramas, que revelam o homem de ação articulando-se com os demais atores históricos e sociais de sua época.

Sua rica e volumosa correspondência — quer passiva, quer ativa — foi organizada e catalogada pelo Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – Cehibra, da Diretoria de Documentação, em cinco volumes, dos quais os quatro primeiros já foram impressos e publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, abrangendo os anos de 1865 a 1884 (Volume 1), de 1885 a 1889 (Volume 2), de 1890 a 1902 (Volume 3), de 1903 a 1906 (Volume 4) e de 1907 a 1910 (Volume 5).

Em todas essas obras — agora disponíveis neste link —, o pesquisador encontrará um conteúdo organizado em ordem cronológica e com cada peça provida de resumo e código de identificação. Além disso, índices temáticos e onomásticos completam todos os volumes. Dessa forma, a Didoc objetiva a visibilidade e a ampla acessibilidade de um dos mais valiosos acervos legados pelo patrono da Instituição.

- Volume 1 (1865-1884)
- Volume 2 (1885-1889)
- Volume 3 (1890-1902)
- Volume 4 (1903-1906)
- Volume 5 (1907-1910)

Navegando em: A Fundaj Joaquim Nabuco