Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Solicitação de Equipamentos - CANNE

Conselho Consultivo define novas regras para uso dos equipamentos do CANNE

Está mais simples solicitar a utilização de equipamentos ao Centro Audiovisual Norte-Nordeste – CANNE. Uma nova versão do formulário de inscrição está disponível no site da Fundação Joaquim Nabuco juntamente com a lista de todos os equipamentos que estão à disposição dos produtores independentes das regiões Norte e Nordeste.

O Conselho Consultivo do CANNE- Centro Audiovisual Norte-Nordeste definiu novas disposições para a forma de incentivo à produção audiovisual em 2009 que deverá atender aos seguintes itens:

Regulamento para solicitação de equipamentos do Canne:

1. Para solicitar os equipamentos do Centro Audiovisual Norte-Nordeste são indispensáveis:

a) A expressa concordância com os termos deste regulamento;
b) O preenchimento correto do formulário de inscrição.
c) Envio do formulário online para canne@fundaj.gov.br com antecedência mínima de 45 dias sobre o prazo pretendido.
d) Impressão e assinatura do formulário preenchido;
e) Postagem da documentação listada nos itens 16 e 17 do presente regulamento via Sedex com AR contendo na parte externa do envelope: nome do proponente e título do projeto, ou entrega do envelope dirigido à Fundação Joaquim Nabuco / Canne - Rua Henrique Dias, 609, Derby - Recife-PE, CEP 52010-100.

2. As inscrições para solicitações de empréstimo no Canne estarão permanentemente abertas.

3. O responsável pela inscrição passa a ser considerado “PROPONENTE” do projeto junto ao Canne, devendo assinar o formulário e assumir todas as responsabilidades pelo cumprimento do regulamento, bem como pelo zelo ao bem público durante a utilização dos equipamentos.

4. Somente pessoas jurídicas enquadradas como Produtoras de Audiovisual e registradas na ANCINE estão habilitadas ao empréstimo da Câmera AATON 35-III e seus acessórios e da Câmera Panasonic AG-HPX300.

5. Para uso da Ilha de Edição do Canne, o proponente poderá ser pessoa física.

6. O proponente deverá assinar um termo de compromisso com a Fundação Joaquim Nabuco/Canne no caso de solicitação das câmeras e acessórios.

7. No termo de compromisso constará cláusula onde o proponente declara que possui recursos para a execução do projeto dentro do prazo solicitado, principalmente para a compra de negativos (quando for o caso), bem como cláusula em que se responsabiliza pela devolução do material conforme lhe foi entregue.

8. O Canne se responsabiliza por manter os equipamentos segurados contra riscos diversos, mas ficam sob responsabilidade do PROPONENTE quaisquer despesas relacionadas ao acionamento do seguro (franquia) por qualquer avaria que o equipamento venha a sofrer até o momento da devolução, e arcar integralmente com todas as despesas decorrentes de mau uso e situações que estiverem excluídas do contrato de seguro.

9. Será de responsabilidade do PROPONENTE a coleta e a devolução (via terrestre e/ou aérea) do equipamento do Canne.

10. Os equipamentos do Canne serão acompanhados por um técnico desde a retirada até a devolução e a ele deverá ser assegurada pelo PROPONENTE a possibilidade de estar sempre próximo ao equipamento, inclusive quando não estiver sendo utilizado. Ao técnico caberá a função de zelar pelos equipamentos do Canne, o que não o responsabiliza por danos que venham a acontecer em decorrência de seu uso em condições normais. O técnico terá autonomia para impedir o uso que considere inapropriado por questões de segurança do equipamento.

11. Os projetos inscritos serão submetidos a uma comissão interna designada pelo presidente do Conselho Consultivo do Canne, que terá a função de analisar os projetos enviados de acordo com este regulamento, ou seja, examinar a sua habilitação. Os projetos habilitados serão divulgados no site www.fundaj.gov.br.

12. Haverá seleção dos projetos de acordo com a disponibilidade/cronograma de execução do Canne, conforme a ordem de inscrição dos mesmos. Em caso de coincidência de datas entre proponentes habilitados terá a preferência o projeto que já ganhou algum prêmio/edital de fomento ou que comprove ter recursos assegurados.

13. O Canne prevê, por ano, a utilização dos equipamentos para apoio ao produtor independente de vinte e oito semanas para curtas-metragens, com o máximo de duas semanas para cada projeto e doze semanas para realização de longas-metragens, com o máximo de seis semanas para cada projeto. Para curta-metragem serão concedidas 120 horas de ilha de edição com editor, para média-metragem serão 200 horas, e para longa-metragem, 350 horas. Só serão aceitos três projetos por produtora ao ano, e em caso de longa-metragem, apenas um.

14. Os proponentes que não executarem o projeto na data agendada com o Canne, sem que haja justificativa plausível ou comunicação prévia de pelo menos 15 dias, estarão inabilitados para novas inscrições por dois anos.

15. A inscrição só será considerada válida após o envio do material via Correios, ou protocolado na secretaria do Canne. Para efeito de data de inscrição do projeto será considerada a data do carimbo dos Correios ou do protocolo. Os documentos listados nos itens 16 e 17 do presente regulamento devem ser encaminhados no mesmo envelope.

16. Para todos os projetos serão exigidos os seguintes documentos, que devem ser encaminhados via SEDEX com AR ou entregues na secretaria do Canne:

a) Para todos os proponentes: cópia do formulário de inscrição impresso, rubricado nas primeiras páginas e devidamente assinado pelo proponente na última.
b) Pessoa Física: cópia do RG, CPF e comprovante de residência do proponente.
c) Pessoa Jurídica: cópia do RG, CPF e comprovante de residência do representante legal da empresa proponente, ou do dirigente do órgão/ instituição, ou do coordenador de curso; cópia do contrato social e alterações, ou versão consolidada do contrato social (para empresas); cópia do estatuto e da nomeação do dirigente (para órgãos públicos e instituições); cópia do ato formal de criação do curso e de documento que comprove a condição de coordenador de curso ou similar (instituição de ensino).
d) comprovação de que ao menos 01 integrante da equipe de fotografia seja registrado no Ministério do Trabalho e possua DRT na função que exerce.
e) para o empréstimo de equipamento de filmagem 35 mm ou digital o envio de toda a documentação solicitada deve ser feito 45 dias antes da data prevista para início das filmagens.

17. Os proponentes devem ainda cumprir as exigências abaixo especificadas e enviar material complementar conforme listagem a seguir:a) Empréstimo de Equipamentos: o proponente deve arcar com o transporte dos equipamentos tanto na retirada quanto na entrega; é necessário que o proponente indique em correspondência oficial o nome completo e número de documento de identidade da pessoa responsável pela retirada dos equipamentos no Canne; é imprescindível o cumprimento do prazo estabelecido pelo Canne para a devolução dos equipamentos. Material a ser enviado: roteiro com indicação de locações e plano de filmagens.b) Edição de Imagens: o filme deve estar com captação de imagem e som concluídas e todo o material de arquivo, ou outros, deve estar em poder do proponente; projetos cujo suporte original seja diferente de Mini-dv ou DVCam devem estar com todo o material convertido para estes formatos. Material a ser enviado: DVCam ou Mini-DV.

18. Para todo apoio concedido pelo Canne serão dados os créditos da seguinte forma: nos créditos iniciais do filme uma cartela exclusiva para o logotipo do Canne com duração de 4 segundos; nos créditos finais uma cartela com os logotipos do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, da Fundação Joaquim Nabuco e do Ministério da Educação com duração de seis segundos; presença destes logotipos em todas as peças publicitárias sob a chancela Apoio.

19. Após finalizado o projeto de curta, média ou longa-metragem, o Canne deverá receber uma cópia do filme em DVCAM ou mini-DV e duas cópias em DVD.

20. Dúvidas sobre a utilização de equipamentos do Canne ou a respeito do presente edital devem ser encaminhadas para canne@fundaj.gov.br ou através do telefone (81)3073-6718. O horário de funcionamento da secretaria do Canne é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

21. Casos não previstos neste regulamento serão deliberados pela Coordenação Executiva do Canne, com prévia consulta ao Presidente do Conselho Consultivo.

Navegando em: CANNE
Portal do Governo Brasileiro