Fundação Joaquim Nabuco

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A Execução do Plano de Ações Articuladas - PAR, na Percepção dos Atores Sociais

:: Série Relatórios de Pesquisa. Volume 1 Número 1 / 2012
- Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Contexto do Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação - Pesquisa Exploratória

:: Série Relatórios de Pesquisa. Volume 1 Número 2 / 2012
Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Contexto do Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação - Nordeste: A Execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) na Percepção dos Atores Sociais.

:: Série Relatórios de Pesquisa. Volume 1 Número 3 / 2012
- Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto do Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação - Pesquisa na Região Norte

A Coordenação Geral de Estudos Educacionais (CGEE), ligada à Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco, avaliou o processo de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC) nos municípios que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das Regiões Norte e Nordeste. O diagnóstico fornece subsídios aos gestores públicos para que sejam aperfeiçoadas as políticas públicas educacionais nessas localidades.

A pesquisa foi desenvolvida em três fases: a primeira delas consiste em uma pesquisa exploratória, na segunda uma pesquisa de cunho quantitativo no Noredeste e a terceira uma pesquisa qualitativa na região Norte (como podem ser conferidos nos relatórios disponibilizados no site da Fundaj). A pesquis ouviu gestores municipais, direção das escolas, familiares e alunos.

De uma forma geral, constatou-se que o Plano de Ações Articuladas mostrou-se relativamente eficiente na estruturação das demandas dos municípios de forma mais racional e transparente. Esse processo tem garantido às escolas algumas melhorias significativas, como investimento em transporte escolar.Destaca-se que, na fase quantitativa a pesquisa foi realizada, em 264 municípios do interior do Nordeste. Nesses municípios se constatou que a infraestrutura ainda precária de boa parte das instituições públicas de ensino.

O detalhamento das informações está nos três relatórios disponibilizados no site da instituição.

:: Plano de Ações Articuladas (PAR) precisa ser mais efetivo, aponta pesquisa da Fundaj

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