Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Apresentação

Este site do Comitê Territorial de Políticas Públicas de Educação Integral em Pernambuco é resultado do trabalho da Comissão de Comunicação do Comitê-PE, formada pela equipe de articulação do Comitê-PE, por representantes de Secretarias de Educação de Pernambuco, por membros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por representação da Diretoria de Currículos e Educação Integral (SEB/MEC). A sua construção, em 2013, é fruto da parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

:: Objetivo
O site busca estabelecer um canal direto de comunicação com os diversos educadores/atores sociais envolvidos nas ações voltadas para a Educação Integral desenvolvidas no território pernambucano, que são fomentadas pelo Ministério da Educação (MEC), via o Programa Mais Educação e as atividades ligadas à Relação Escola-Comunidade.


:: Abrangência
Para ajudar a mensurar o alcance desta ferramenta, faz-se importante considerar a perspectiva de que o Programa Mais Educação já está implantado em 95% dos municípios pernambucanos, segundo dados do MEC, e que a cada ano é ampliado o quantitativo de escolas que participam da adesão ao Mais Educação. A seguir, é colocado o detalhamento da abrangência e da evolução do Programa Mais Educação em Pernambuco, bem como dos dados da meta a ser alcançada em 2013:





* Metas para 2013


Total de Escolas para 2013 (Previsão): 3.843
Escolas Municipais: 3.051 

Escolas Estaduais: 792

Detalhamento 

a) Recadastramento
Total de escolas: 2.364
Escolas Municipais: 1.870
Escolas Estaduais: 494

b) Expansão/escolas novas
Total de escolas: 1.479
Escolas Municipais: 1.181
Escolas Estaduais: 298

:: Características do site
a) Alerta/Atualização de informações: O site traz notícias relevantes sobre o Programa Mais Educação e as atividades ligadas à relação escola-comunidade (nas esferas Nacional e Estadual) e outras ações ligadas à Educação Integral no país.

b) Local para arquivamento de informações: O site serve como um local de armazenamento de documentos relativos ao trabalho do Comitê Territorial de Políticas Públicas de Educação Integral em Pernambuco e às diretrizes nacionais para implementação da Educação Integral. São eles:
 - Resoluções e Manuais do MEC;
- Pautas, memórias e atas das reuniões do Comitê-PE;
- Projetos das Comissões de trabalho do Comitê-PE;
- Acordos de cooperações no âmbito de Programa Mais Educação.

c) Interatividade: No site, existem espaços para debates e discussões das ações do Comitê-PE e da implementação da Educação Integral em Pernambuco. Também há um ambiente no site para colocação de conteúdos que podem ser compartilhados em redes sociais. Ainda há canais idealizados para fortalecer a comunicação entre a equipe de articulação do Comitê-PE e as Secretarias de Educação parceiras em Pernambuco.

d) Fortalecimento de Parcerias fomentadas pelo MEC: O site fortalece o trabalho intersetorial do Programa Mais Educação em Pernambuco com os Programas Bolsa Família/ Esporte na Escola/Mais Cultura, bem como com as Universidades Federais em Pernambuco e a Fundaj.

:: Resultados esperados com a construção do site do Comitê-PE

a) Compartilhamento amplo de informações do Programa Mais Educação e das atividades ligadas à relação escola-comunidade;

b) Promoção de ampla reflexão e discussão da Educação Integral e, em especial, das ações do Comitê-PE;

c) Produção e socialização de registros sobre a implantação e execução do Programa Mais Educação/ações da Relação Escola-Comunidade, bem como dos resultados dos trabalhos instituídos pelo Comitê-PE para contribuir com a qualificação da política pública de educação integral;

d) Fortalecimento da gestão participativa fomentada pelo Comitê-PE / da interação entre as Secretarias de Educação parceiras;

e) Estímulo nos territórios a uma “cultura de registro das ações de Educação Integral”.
























Navegando em: Home